Responsáveis diocesanos apostam nos «desafios concretos» para matrimónios «sem retorno»
Montijo, Setúbal, 23 out 2015 (Ecclesia) – Carlos e Gabriela Antunes são o casal de leigos responsável por acompanhar o setor da Pastoral da Família na Diocese de Setúbal e consideram que “todas as atividades pensadas em Igreja têm de ser para a família”.
“Temos um dia forte para a família, o dia diocesano da família, e tentamos que haja um verdadeiro encontro em família, com tempos de formação, babysittings e ateliês que possam ocupar todos”, começam por assinalar.
Gabriela Antunes disse à Agência ECCLESIA que nestes encontros o que “suscita mais interesse” é apresentar testemunhos de famílias concretas.
“Apresentar aos casais modelos de famílias, exemplos que possam seguir, casais santos a quem o Papa João Paulo II deu grande importância”, acrescenta.
Carlos e Gabriela Antunes sentiam a “sede” que os casais mais novos têm por ouvir “testemunhos com mais anos e que os possam ajudar” a partir da sua experiência e da coordenação de retiros para noivos.
O grande desafio é mesmo continuar “esta teia de contactos, famílias que dinamizam e chamam outras famílias para que “leigos possam puxar uns pelos outros”.
Carlos Antunes defende também que é necessária uma formação desde a adolescência, “para que haja noção do valor do sacramento”.
“Muitas vezes pensa-se no casamento pela festa e esquece-se o sacramento e a sua eficácia, falta falar do compromisso que é para sempre e sem retorno”, analisa.
Neste contexto, o casal Antunes considera que atualmente é necessário um novo acompanhamento pois quando há todas as razões humanas que impedem de ser um “para sempre”.
“É preciso estar ao lados das pessoas, rezar e caminhar com elas, confirmando que Jesus está com elas e com os filhos”, revelam.
“O Jubileu da Misericórdia vem ao encontro dessa necessidade de compreender o que se está a passar com as famílias e há que aproveitar este tempo”, termina Gabriela Antunes, na mais recente edição do Semanário digital ECCLESIA, dedicado à Igreja sadina.
Um dos desafios lançados pelo novo bispo de Setúbal, D. José Ornelas, é colocar os leigos em frentes de missão e o setor da pastoral da família concretiza este repto através de uma equipa de cinco famílias que pensa esta temática e tenta agregar toda área na diocese.
Segundo o casal responsável esta equipa diocesana tenta trabalhar e chegar a todas as famílias e movimentos de espiritualidade conjugal, dando como exemplo as Equipas de Nossa Senhora, o Centro de Preparação do Matrimónio e o Encontro Matrimonial.
O programa 70X7, deste domingo, às 11h30, na RTP2, é dedicado à Diocese de Setúbal no contexto da ordenação do seu terceiro bispo, D. José Ornelas.
JCP/SN/CB