Setúbal: Exposição «Nazareth» assinala centenário da morte do Beato Charles de Foucauld

Entre 1 de dezembro e 4 de janeiro 2017 encerrando com o filme «Des hommes et des Dieux»

Setúbal, 15 nov 2016 (Ecclesia) – A Comissão de Arte Sacra, da Diocese de Setúbal, vai inaugurar a exposição ‘Nazareth. Pinturas de L. Sadino no centenário da morte de Charles de Foucauld’, pelas 17h30, a 1 de dezembro, na Biblioteca Pública Municipal sadina.

“A exposição reúne um conjunto de 30 trabalhos de diversas técnicas, nomeadamente aguarela, acrílico, óleo, grafite e pastel, onde o autor revisita, através de distintas abordagens estilísticas de índole figurativa, o percurso de um homem que tentou viver ao jeito da Sagrada Família, em Nazaré”, contextualiza Comissão Diocesana de Arte Sacra de Setúbal (CDASS), no seu sítio online.

A mostra dedicada ao Charles de Foucauld é inaugurada no centenário “do seu assassinato” ocorrido a 1 de dezembro de 1916 e pretende “dar a conhecer a vida, a figura e a espiritualidade” do beato francês através de pinturas de L. Sadino.

‘Nazareth. Pinturas de L. Sadino no Centenário da Morte de Charles de Foucauld’, a exposição vai ser inaugurada pelas 17h30, do dia 1 de dezembro, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal após a Eucaristia, presidida pelo bispo diocesano D. José Ornelas, às 16h00, na igreja de Nossa Senhora da Anunciada.

Organizado pelo CDASS e a Comunidade de Setúbal da Fraternidade dos Irmãos de Jesus, os 30 trabalhos podem ser visitados gratuitamente até 4 de janeiro de 2017, de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 19h00, e aos sábados, das 14h00 às 19h00.

No âmbito do encerramento da exposição vai ser exibido o filme ‘Des hommes et des Dieux’ (Dos homens e dos deuses, 2010) a partir das 18h00, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, e vai comentado pelo jornalista Mário Augusto.

Charles de Foucauld foi beatificado a 13 de novembro de 2005, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, pelo cardeal português D. José Saraiva Martins, então prefeito da Congregação para as Causas dos Santos (Santa Sé).

A 1 de dezembro de 1916, com 58 anos, Charles de Foucauld morre no meio de uma emboscada entre os bereberes de Hoggar; Dez congregações religiosas e oito associações de vida espiritual surgiram do seu testemunho e carisma.

Nascido em Estrasburgo (França), a 15 de Setembro de 1858, empreendeu em 1883 uma afortunada expedição no deserto de Marrocos que lhe valeu a medalha de ouro da Sociedade de Geografia. Converteu-se em 1886 e foi ordenado sacerdote em 1901.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top