Nos dias 20 e 25 de janeiro, com ações solidárias, inauguração de um busto e conferência

Setúbal, 19 jan 2018 (Ecclesia) – A Escola Secundária Dom Manuel Martins, em Setúbal, vai assinalar o nascimento do seu patrono com a homenagem ‘Olhares da sua Escola’, este sábado e no dia 25 de janeiro, quando vão inaugurar um busto do primeiro bispo sadino.

A instituição destaca que o prelado era “presença amiga e inspiradora” e tinha uma “visão clara e iluminada da realidade” sendo reconhecida a “dedicação pastoral aos mais necessitados”.

D. Manuel Martins escreveu uma carta à escola no final do ano letivo 2016/2017onde pode ler-se: “Eu espero em vós. O mundo precisa de vós. Então, todos juntos vamos contribuir para uma Sociedade melhor. Como está a Sociedade pouco nos pode ajudar.”

Numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, a Diocese de Setúbal informa que este sábado, dia de nascimento de D. Manuel Martins, a escola secundária vai promover uma ‘Rota Cicloturística Solidária’, a partir das 09h30.

“A participação implica a entrega de um bem alimentar não perecível que reverte a favor das famílias carenciadas daquela comunidade escolar”, acrescenta.

Já no dia 25 de janeiro, a Escola Secundária Dom Manuel Martins vai inaugurar um busto do primeiro bispo sadino, no átrio da escola, às 10h30.

Depois, segue-se o painel ‘O legado social de Dom Manuel Martins”, que conta com a participação do presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca; da professora aposentada Maria Odete Marques da Costa, que colaborou na Pastoral Familiar diocesana; e do padre Constantino Alves, responsável pela paróquia sadina de Nossa Senhora da Conceição.

O atual bispo de Setúbal, D. José Ornelas, vai encerrar o encontro que vai ser moderado pelo biógrafo António Sousa Duarte.

Ainda no próximo dia 25, e a par destas iniciativas, a escola vai ter a exposição interativa ‘Quero que sejas tu’, com fotografias, obras e manuscritos de D. Manuel Martins, onde vai estar uma bicicleta que o prelado usou até 2017, ano do seu falecimento, a 24 de setembro.

A comunidade escolar é também convidada a novo gesto de solidariedade numa campanha de recolha de bens alimentares para o Centro Social Paroquial D. Manuel Martins.

O falecido bispo de Setúbal nasceu a 20 de janeiro de 1927, em Leça do Balio, concelho de Matosinhos; foi ordenado sacerdote em 1951, após a formação nos seminários do Porto, seguindo-se a frequência do curso de Direito Canónico na Universidade Gregoriana, em Roma.

Pároco da Cedofeita, no Porto, entre 1960 e 1969, D. Manuel Martins foi nomeado vigário-geral da diocese nortenha em 1969, antes de seguir para Setúbal onde esteve durante 23 anos, como prelado de 1975 e 1998, quando a 23 de abril o Papa João Paulo II aceitou o seu pedido de resignação.

No seu sítio online, a Escola Secundária Dom Manuel Martins informa que a nova denominação do estabelecimento de ensino foi publicada em Diário da República, em julho de 1993 (Despacho n.º103/SERE/93)

CB/OC

Partilhar:
Share