Setúbal: Diocese convida movimentos laicais a rezar pelo fim da pandemia

Iniciativa, a cada sexta-feira, vai prolongar-se até final de março

Setúbal, 06 fev 2021 (Ecclesia) – A diocese de Setúbal está a organizar a oração do terço, “pelo final da pandemia”, envolvendo os movimentos laicais, numa dinâmica que se realizar a cada sexta-feira até ao final de março.

“Durante os meses de fevereiro e março, alguns dos movimentos laicais presentes na Diocese de Setúbal vão dinamizar a recitação do terço às sextas-feiras, pelas 21h30, nas redes sociais, com exceção da sexta-feira, dia 26 de março, dia em terá lugar a Via-Sacra Jovem organizada pelo departamento diocesano da juventude”, pode ler-se no site da diocese.

O vigário episcopal para a Pastoral indica a oração do terço como “poderosa”, que se multiplica “quando rezada em comunidade”.

“O cristão vive a sua fé na confiança e na fidelidade ao seu Senhor pois sabe que o Bom Pastor nunca abandona o Seu povo. O caminho na fidelidade exige sempre vida de oração e de graça, leitura da Palavra de Deus e ação na caridade. Penso que todos nos esforçamos para alcançar estes desafios”, afirmou o padre Luís Ferreira.

Este tempo de oração será uma ocasião para “em tempos de pandemia” a diocese poder rezar “por todos os que foram atingidos pela Covid-19”, lembrar “alguém que tenham falecido”, e as “perturbações na ação pastoral da Igreja”.

Esta iniciativa segue as linhas orientadoras de D. José Ornelas que, na sua última nota pastoral, pediu que os diocesanos rezassem uns pelos outros.

“Rezemos, pois, uns pelos outros. Rezemos pelos que sofrem e perecem vítimas desta crise, pelas suas famílias e pelos que deles cuidam incansavelmente. Rezemos juntos para que o Senhor nos liberte desta pandemia e nos dê a luz e a força do Seu Espírito para construirmos uma Igreja mais unida e participativa e um mundo mais justo, solidário e em paz”, lembra o site da diocese.

O padre Luís Ferreira enuncia ainda a “riqueza impar” que os movimentos laicais significam para a diocese, sublinhando a importância de gerar “comunhão na oração”.

De acordo com informação da diocese os movimentos eclesiais envolvidos são, por ordem de participação, a Juventude Rivier e Juventude Salesiana, o Renovamento Carismático Católico, o Caminho Neocatecumenal, o Departamento da Juventude da diocese de Setúbal, o Movimento dos Cursilhos de Cristandade, os Convívios Fraternos, o Corpo Nacional de Escutas, o Centro de Preparação Matrimonial, o Encontro Matrimonial e as Equipas de Nossa Senhora.

A oração do terço vai ser transmitida pela plataforma Zoom e emitida na página de Facebook da Diocese.

LS

Partilhar:
Scroll to Top