Objetivo passa por reforçar a cooperação e o trabalho em rede para melhor servir as comunidades mais carenciadas
Setúbal, 07 jun 2019 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal constituiu oficialmente um Departamento Sociocaritivo para a diocese, que terá como coordenador do atual presidente da Cáritas local, Domingos Ferreira de Sousa.
Num comunicado publicado através da internet, a diocese sadina realça que o novo organismo “tem como finalidades, entre outras, assessorar o Bispo diocesano no cuidado pastoral deste setor” e “promover, acompanhar e representar as instituições diocesanas que se dedicam a esta atividade”.
A nova estrutura terá ainda como atribuição “desenvolver e articular o espírito de cooperação e solidariedade” entre todas as instituições, sempre salvaguardando a “autonomia” daqueles organismos, de modo a que possam “melhor servir aqueles a quem se destina este fundamental serviço da Igreja”.
No decreto de constituição do novo Departamento Sociocaritativo da Diocese de Setúbal, datado de 4 de junho, D. José Ornelas destaca as “graves necessidades sociais que atingem inúmeras famílias no território” e a importância de fazer chegar o apoio a todas as “pessoas e famílias que necessitam de atenção, solidariedade e ajuda”.
Além do coordenador, Domingos Ferreira de Sousa, a equipa do Departamento conta ainda, para um mandato de cinco anos, com os seguintes elementos:
Carla Alexandra da Conceição Dias, Otília Maria Conceição Dias, Maria Ana Pontes Dias Neves, Mário Lopes Moreira e Vítor Manuel Costa de Carvalho.
JCP