Reunião abordou temas como as contas da diocese em 2024 e as comissões criadas para o Ano Santo e Jubilar e para o novo mapa
Setúbal, 21 jan 2025 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal, D. Américo Aguiar, presidiu na segunda-feira, a uma reunião do conselho presbiteral da diocese, na Casa Episcopal, realizada no dia do 98º aniversário do primeiro bispo diocesano, D. Manuel Martins.
Segundo uma nota enviada à Agência Ecclesia, no encontro, que teve início com uma oração, fez-se um ponto de situação dos trabalhos realizados com as contas da diocese em 2024 e das comissões criadas para o Ano Santo e Jubilar e para o novo mapa.
“Seguiu-se uma reflexão sobre os columbários nas Paróquias, a Academia Fé e Cultura, a Disciplina de EMRC, a assistência ao CNE e o acolhimento dos Migrantes da nossa Diocese”, informa o Secretariado Permanente do Conselho Presbiteral da Diocese de Setúbal.
A reunião terminou com a receção do Documento Final do Sínodo, que apela à obrigatoriedade da criação dos Conselhos Pastorais Paroquiais, tendo sido dado o prazo até ao dia 8 de Junho, Domingo de Pentecostes, para todas as paróquias oficializarem diante da Diocese os respetivos Conselhos.
A nota informa que o Conselho Presbiteral da Diocese de Setúbal vai ser criado.
O Papa encerrou hoje no dia 26 de outubro de 2024 os trabalhos da XVI Assembleia do Sínodo e promulgou o documento final, enviando-o às comunidades católicas, sem publicação de exortação pós-sinodal.
A Igreja Católica está a celebrar o Ano Santo 2025 – o seu 27.º jubileu ordinário –, celebração que acontece a cada 25 anos -, com o tema ‘Peregrinos de Esperança’, iniciado pelo Papa Francisco na noite de 24 de dezembro de 2024, com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, as dioceses católicas começaram o jubileu dia 29 de dezembro.
Também este ano, a Diocese de Setúbal celebra 50 anos de criação a 16 de julho.
LJ