Setúbal: Cardeal D. Américo Aguiar reforça apelo à solidariedade e anuncia apoios

Seminário diocesano acolhe desalojados, na sequência do mau tempo

Foto: Lusa

Setúbal, 12 fev 2026 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal anunciou hoje a entrega de 20 mil euros do Fundo de Emergência Diocesano para apoiar a paróquia de Alcácer do Sal e a IPSS Vale de Acór, na sequência do mau tempo que assolou a região.

Numa nota episcopal intitulada “Proximidade na adversidade”, enviada à Agência ECCLESIA, o cardeal Américo Aguiar revelou que a diocese disponibilizou 10 mil euros para cada uma destas instituições, restando agora cerca de 9 mil euros no fundo de emergência.

“Deixo um renovado apelo à generosidade de todos, para que possamos continuar a ir ao encontro dos que pedem ajuda”, escreveu o responsável católico, indicando os canais disponíveis para donativos, através da Diocese ou da Cáritas Diocesana de Setúbal.

O cardeal prestou homenagem às vítimas mortais das tempestades, sublinhando “de modo particular, o bombeiro e o técnico colaborador da E-Redes que perderam a vida em serviço”, e assegurou a sua oração pelas famílias enlutadas.

A mensagem estende-se aos autarcas da região, a quem D. Américo Aguiar agradece o esforço contínuo: “Alguns andam há dias e mais dias sem qualquer possibilidade de descanso, inteiramente entregues ao cuidado das populações”.

O bispo de Setúbal manifestou ainda a sua “proximidade muito sentida” aos comerciantes e empresários que viram os seus negócios destruídos, alguns tendo perdido “praticamente tudo”.

“Partilho a vossa angústia, a vossa incerteza e a vossa luta. A Diocese está convosco e não vos esquece”, garantiu.

O cardeal Américo Aguiar elogiou o trabalho das forças de segurança, proteção civil e voluntários, considerando-os um “sinal vivo de esperança e de cuidado” no cenário de calamidade.

“Mais uma vez, juntos, vamos superar todas as adversidades. Que ninguém se sinta só nem esquecido”, concluiu o bispo de Setúbal.

O Seminário de Almada anunciou que abriu as portas para receber as famílias retiradas de urgência da zona de Porto Brandão, na sequência da evacuação coordenada pela Câmara Municipal de Almada devido ao risco provocado pelas intempéries.

OC

Partilhar:
Scroll to Top