Setúbal: Bispo pede empenho da comunidade para encontrar novos candidatos ao sacerdócio

D. Gilberto Reis escreve mensagem para a Semana dos Seminários

Setúbal, 02 nov 2012 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal escreveu aos fiéis da diocese, apelando ao compromisso da comunidade católica para encontrar novos candidatos ao sacerdócio, no Ano da Fé convocado por Bento XVI.

“Peço-vos, começando pelos jovens, a graça de cada vigararia [conjunto de paróquias] dar ao Seminário, em setembro, um novo seminarista. Peço também que nas celebrações dominicais e em todas as reuniões da paróquia se reze pelas vocações sacerdotais”, escreve D. Gilberto Reis, numa nota divulgada na internet a respeito da próxima Semana dos Seminários, em novembro.

O texto, intitulado ‘Colocar o Seminário no coração de cada fiel: graça e desafio da Fé e em Ano da Fé’, sustenta que “a fé madura enriquece a consciência vocacional dos fiéis, aumentando as vocações sacerdotais”.

“Este aumento de sacerdotes, por sua vez, contribuirá certamente para que o tesouro da fé se alargue a mais pessoas e para que os fiéis se renovem mais profundamente segundo o Espírito de Jesus”, acrescenta.

O bispo de Setúbal convida a diocese a “redescobrir e a apoiar” o Seminário Maior de São Paulo, em Almada, “pela oração, pelas visitas, pelo anúncio vocacional e pela ajuda monetária.

A Igreja Católica em Portugal vai promover de 11 a 18 de novembro a Semana dos Seminários 2012, procurando chamar mais jovens ao sacerdócio.

“A crise das vocações sacerdotais a que se assiste na Igreja é, sem dúvida, uma das consequências da erosão da fé cristã”, escreve o presidente da Comissão Episcopal de Vocações e Ministérios (CEVM), D. Virgílio Antunes.

A mensagem e outros materiais preparados pela CEVM estão disponíveis online, para que as comunidades católicas possam preparar esta celebração.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top