Departamento da Juventude lança programa «#GetReady»

Setúbal, 11 nov 2019 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal convidou a diocese a preparar a vivência da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2022, que vai decorrer em Lisboa, apontando ao acolhimento de peregrinos dos vários continentes.

“É juntos que acolhemos aqueles que aqui vão chegar de todo o mundo”, refere D. José Ornelas, num vídeo divulgado através do YouTube.

O Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal lançou a proposta ‘GetReady’ para a vivência de um caminho de preparação espiritual rumo à JMJ 2022.

“Prepara-te diocese, prepara-te jovem, prepara-te animador para este grande evento. Não é simplesmente uma questão de trazer muita gente para cá e fazermos uma festa que passa rapidamente”, aponta o bispo sadino.

D. José Ornelas convida a preparar “este acontecimento de universalidade da Igreja”, particularmente “dos jovens que passam por cima de todas as fronteiras” para encontrar-se, “em nome de Jesus”.

A proposta dirige-se em especial aos animadores de jovens e delegados dos conselhos paroquiais da Juventude

“Que possamos todos deixar que o Evangelho e a mensagem destas Jornadas nos toquem”, indica o bispo de Setúbal.

O itinerário está a ser construído em sintonia com as orientação resultantes do Sínodo dos Bispos sobre os “Jovens, a fé e o discernimento vocacional”, e com base no tema da JMJ 2022: “Maria levantou-se e partiu apressadamente”.

Em novembro realiza-se o primeiro momento de formação para os animadores de jovens.

As JMJ nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

Cada JMJ realiza-se, anualmente, a nível local (diocesano) no Domingo de Ramos, alternando com um encontro internacional a cada dois ou três anos, numa grande cidade.

As edições internacionais destas jornadas promovidas pela Igreja Católica são um acontecimento religioso e cultural que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo, durante cerca de uma semana.

OC

Partilhar:
Share