«Ser ajuda»: projecto de formação e solidariedade juvenil

Grupo de jovens dá a conhecer associações sociais e promove actividades de angariação de fundos Os jovens da paróquia da Ajuda, em Lisboa, levaram à cena uma peça de teatro para ajudar a associação «Terra dos Sonhos».

Criado em 2005 com o objectivo de envolver os jovens da paróquia na dimensão solidária, este pequeno grupo, «Ser Ajuda», procura envolver a sua comunidade em actividades além fronteiras paroquiais.

O pároco Francisco dos Santos, pároco de Nossa Senhora da Ajuda, em Lisboa, explica à Agência ECCLESIA que esta missão solidária é uma extensão do compromisso paroquial que os jovens têm. "Este trabalho é um prolongamento do empenho na paróquia através da catequese, da participação no coro e dos projectos que se traçam no conselho pastoral".

Escuteiros, catequese, canto litúrgico, pastoral sócio-caritativa são algumas áreas  que mostram o quanto a "Igreja pode ser próxima". "Não se trata apenas da mística da caridade mas de a concretizar", aponta o sacerdote.

Em 2008 o «Ser Ajuda» canalizou os fundos angariados para a UNICEF. Em anos anteriores, os jovens ajudaram também os sem-abrigo. No início do ano, o grupo contacta com as instituições que trabalham junto da população mais frágil e colocam-se à disposição para ajudar. Este ano a associação «Terra dos Sonhos» foi a instituição escolhida.

Na noite da exibição, no passado Sábado, um responsável da associação esteve presente para dar a conhecer o trabalho junto de crianças e adolescentes. Esta aproximação entre o trabalho social e a comunidade é benéfico tanto para a comunidade como para os próprios jovens. "Trata-se de formação juvenil", aponta o pároco. Exige sacrifício e esforço que se traduz posteriormente em experiências e abertura para o mundo. "É parte da sua formação cristã", aponta o pároco.

A solidariedade é uma dimensão que "sensibiliza os jovens", constata o Pe. Francisco dos Santos, um público "dinâmico, livre de preconceitos e com tempo disponível". "Falta às vezes maturidade para entender os problemas, mas trata-se de um processo de formação que é essencial, também para que percebam outras realidades".

O grupo dispõe de um blog onde divulga as suas actividades.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top