Seminários: Formação dos futuros sacerdotes tem de se reinventar por causa das «restrições da pandemia»

Comissão Episcopal Vocações e Ministérios reuniu com reitores dos seminários de Portugal e com equipas de Pastoral Vocacional diocesanas

Fogo Jornal A Guarda, Seminário da Guarda

Lisboa, 21 jan 2021 (Ecclesia) – A Comissão Episcopal Vocações e Ministérios (CEVM) considera que a formação dos futuros sacerdotes tem de se reinventar e afirma que a dimensão do “contacto pastoral com as comunidades” é a mais afetada por causa das “restrições da pandemia”.

“Entre as dimensões da formação, a do contacto pastoral com as comunidades é aquela em que se sente mais o ‘peso’ das restrições da pandemia, uma vez que as mesmas são protagonistas importantes da formação sacerdotal e lugares de discernimento vocacional”, refere o secretário da CEVM em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Para o padre António Jorge, as equipas de formação dos seminários devem adotar um “estilo de peregrinação”, ajustando-se a “cada momento”.

“Nesta situação em que vivemos imersos, destaca-se a importância de os programas se ajustarem a cada momento, com a capacidade de nos reinventarmos permanentemente, num estilo de peregrinação: entre o que se projeta e o que se executa; entre a insegurança e a criatividade, passando pela solidariedade para com que sofre”, afirmou.

A CEVM realizou um encontro por videoconferência com os reitores dos seminários de Portugal e outro com os responsáveis diocesanos da Pastoral das Vocações, que acontecem normalmente no início da cada ano civil, para “partilha da realidade do acompanhamento vocacional e da formação sacerdotal em cada diocese e em cada casa de formação”.

“Nesta partilha, a par dos programas de formação e acompanhamento construídos na base da valorização do contacto presencial, sugeriram-se estratégias de acompanhamento pessoal também por via telemática, por causa da pandemia que estamos a viver”, acrescenta o comunicado.

O secretário da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios informou também que as várias equipas dos seminários de Portugal participar, durante o primeiro semestre de 2021, na “Ratio Nationalis”, um documento orientador para a formação nos seminários, e disse que a equipa do Patriarcado de Lisboa vai elaborar os subsídios para a Semana de Oração pelas Vocações, que se assinala de 18 a 25 de abril.

PR

Partilhar:
Scroll to Top