Canonização de Carlo Acutis marcada para 27 de abril

Cidade do Vaticano, 23 mar 2021 (Ecclesia) – O Departamento das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice publicou hoje o calendário de celebrações da Semana Santa e da Páscoa, até ao dia 27 de abril, domingo da Divina Misericórdia, em que vai ser canonizado o Beato Carlo Acutis.
No dia 13 de abril, Domingo de Ramos, às 10h00 (menos uma em Lisboa), celebra-se na Praça de São Pedro a Missa que recorda a entrada de Jesus em Jerusalém e os momentos da sua Paixão.
Já a 17 de abril, Quinta-feira Santa, a Missa Crismal vai ser celebrada na Basílica de São Pedro pelas 09h30 locais; a mesma Basílica recebe a celebração da Paixão do Senhor, na Sexta-feira Santa, a partir das 17h00.
A tradicional Via-Sacra no Coliseu de Roma tem início marcado para as 21h15 de 18 de abril.
A Vigília Pascal é celebrada pelas 19h30 de 19 de abril, na Basílica de São Pedro; já o Domingo de Páscoa inclui a Missa às 10h30, na Praça de São Pedro, seguida da bênção ‘Urbi et Orbi’, mas a nota evita a referência à varanda da Basílica de São Pedro, reservada ao pontífice.
A Sala de Imprensa da Santa Sé referiu que “será necessário ver como a saúde do Papa evolui nas próximas semanas para avaliar a sua possível presença, e em que termos, nos ritos da Semana Santa”.
Como em anos anteriores, o programa oficial deixa de fora a Missa vespertina de Quinta-feira Santa, com o rito do lava-pés, que Francisco celebra fora do Vaticano, tendo já passado por prisões ou centros de migrantes.
A 27 de abril, no Jubileu dos Adolescentes, vai ser celebrada a canonização do Beato Carlo Acutis, pelas 10h30 locais, na Praça de São Pedro.
O calendário foi publicado por D. Diego Ravelli, mestres das celebrações litúrgicas pontifícias, sem adiantar informações sobre quem presidirá às diversas celebrações.
O Papa regressou no último domingo à Casa de Santa Marta, onde reside, no Vaticano, após o maior internamento do atual pontificado, iniciado a 14 de fevereiro, no Hospital Gemelli, na sequência de uma infeção polimicrobiana das vias respiratórias, que se agravou para uma pneumonia bilateral.
O Vaticano informou esta terça-feira que o Papa está a cumprir os “termos prescritos pelos médicos” para a sua convalescença, sem qualquer compromisso agendado nos próximos tempos.
OC
![]() O Papa anunciou em novembro de 2024 que iria canonizar o Beato Carlo Acutis (1991-2006), adolescente italiano, na celebração do Jubileu dos Adolescentes, que decorre de 25 a 27 de abril. Carlo Acutis nasceu em Londres, onde os seus pais estavam a trabalhar, e faleceu na cidade de Monza (Itália), aos 15 anos de idade, vítima de leucemia, tendo sido apresentado desde logo como modelo de santidade e um “génio” da informática”. A sua beatificação foi celebrada em outubro de 2020, em Assis, sendo considerado pelo Papa como um modelo de “santidade da porta ao lado”. “Não caiu na armadilha. Via que muitos jovens, embora parecendo diferentes, na verdade acabam por ser iguais aos outros, correndo atrás do que os poderosos lhes impõem através dos mecanismos de consumo e aturdimento”, escreveu Francisco, na exortação apostólica pós-sinodal ‘Christus Vivit’ (Cristo Vive). O Papa referiu aos jovens e a todo o povo de Deus que Carlo Acutis usou os meios digitais, “as novas técnicas de comunicação”, para “transmitir o Evangelho, para comunicar valores e beleza”, no documento que surgiu depois do Sínodo dos Bispos ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’, realizado em outubro de 2018. O futuro santo foi um dos patronos da JMJ de Lisboa e os seus restos mortais repousam na cidade italiana de Assis. Para a canonização exige-se o reconhecimento de outro milagre atribuído à intercessão do beato; a canonização torna o culto público universal e o declara o novo santo como modelo de santidade para todos os católicos. Em Portugal foi publicado o livro ‘Não eu, mas Deus – Biografia espiritual de Carlo Acutis’ (2019), no qual o padre Ricardo Figueiredo, do Patriarcado de Lisboa, apresenta a história de vida do jovem, que descobriu quando foram aprovadas as suas virtudes heroicas, em julho de 2018. O Jubileu dos Jovens, que vai decorrer de 28 de julho a 3 de agosto de 2025, vai ficar marcado pela canonização de outro dos patronos da JMJ 2023, Pier Giorgio Frassati, que nasceu em Turim, a 6 de abril de 1901. |