Cidade do Vaticano, 06 mar 2015 (Ecclesia) – O Papa Francisco escolheu o bispo italiano D. Renato Corti, antigo responsável pela diocese de Novara, para redigir as meditações da Via Sacra no Coliseu de Roma, a que vai presidir na próxima Sexta-feira Santa, 3 de abril.
O prelado, de 79 anos, é conhecido na Itália como pregador, tendo orientado os exercícios espirituais da Cúria Romana em 2005, o último ano do pontificado de São João Paulo II.
A evocação da prisão, julgamento e condenação à morte de Jesus vai seguir o esquema “clássico tradicional” das 14 ‘estações’, adiantou a sala de imprensa da Santa Sé em comunicado.
Todos os anos, o Papa pede a um autor diferente a redação dos textos de reflexão apresentados nas estações da celebração de Sexta-feira Santa, seguida por dezenas de milhares de peregrinos, com velas na mão.
Nos últimos anos, as meditações tinham sido confiadas ao cardeal Angelo Comastri (2006), arcipreste da Basílica de São Pedro; cardeal Gianfranco Ravasi (2007), presidente do Conselho Pontifício para a Cultura; cardeal Joseph Zen Ze-Kiun, arcebispo de Hong Kong, (2008); Thomas Menamparampil, arcebispo de Guwahati, Índia (2009); cardeal Camillo Ruini, antigo vigário do Papa para a diocese de Roma (2010); irmã Maria Rita Piccione, presidente da Federação das Monjas Agostinianas (2011); Danilo e Anna Maria Zanzucchi, fundadores do movimento «Famílias Novas» (2012); cardeal Béchara Boutros Raï, patriarca de Antioquia dos maronitas (Líbano), com a colaboração de vários jovens do seu país (2013); o arcebispo italiano D. Giancarlo Maria Bregantini (2014).
OC