«Façam-se presença orante no caminho de tantos mártires da fé», desafiou D. António Francisco dos Santos
Porto, 30 mar 2015 (Ecclesia) – O bispo do Porto lançou a Semana Santa da Páscoa com apelos à oração por todos os cristãos atualmente perseguidos no mundo e à participação das comunidades nas celebrações.
Na missa dos Ramos, este domingo na Sé local, D. António Francisco dos Santos exortou os católicos a fazerem-se “presença orante neste caminho de Jesus e no caminho de tantos mártires da fé, em países feridos pela violência, pelo ódio e pela perseguição religiosa”.
Sobre a presença dos cristãos no mundo, o prelado frisou que “ir ao encontro de Jesus Cristo, caminhar com Ele e anunciar o evangelho não é para os cristãos uma opção facultativa”.
“É um imperativo assumido; uma decisão consciente; um caminho que urge percorrer; uma missão, hoje mais necessária do que nunca”, apontou.
D. António Francisco dos Santos disse depois esperar uma forte participação das comunidades católicas “nas celebrações do Tríduo Pascal”.
“Quantas vezes o acontecimento, a beleza e a dignidade da liturgia celebrada se tornaram para tantas pessoas um momento providencial de conversão pessoal e uma experiência abençoada de encontro com Jesus e com a Igreja”, salientou.
O bispo do Porto desafiou ainda as paróquias a viverem esta semana animadas “por dois sentimentos: o louvor como fizeram os que acolheram Jesus na sua entrada na cidade santa, e a gratidão pelo dom maior que Jesus oferece à Humanidade, a sua vida, o seu corpo e sangue, o seu amor”.
JCP