Semana «Laudato Si»: Movimento Católico Global lança petição «Planeta Saudável, Pessoas Saudáveis» (c/vídeo)

Iniciativa desafia líderes políticos que participam na COP15 e na COP26 para travar aquecimento global

 

Lisboa, 18 mai 2021 (Ecclesia) – O Movimento Católico Global lançou a petição ‘Planeta Saudável, Pessoas Saudáveis’ pedindo que os líderes políticos tomem decisões para travar o aquecimento global, nos encontros do clima que decorrem em 2021.

Os apelos são dirigidos aos participantes na Conferência da ONU sobre Biodiversidade (COP15), marcada para outubro, para definir “metas significativas para proteger a criação”, e na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26), com o anúncio de planos nacionais para cumprir as metas do acordo de Paris.

“Antes dessas reuniões, é nossa responsabilidade como católicos levantar a voz dos mais vulneráveis e advogar em seu nome. Temos de agir agora”, indica o movimento.

A crise climática, indicam os promotores do apelo, está a provocar “condições meteorológicas mais extremas”, com efeitos particulares nos “irmãos e irmãs mais pobres” e na extinção de várias espécies.

A petição defende o combate conjunto da emergência climática e da crise da biodiversidade, procurando limitar o aquecimento a 1,5ºC.

Os signatários apelam à proteção dos Direitos Humanos, “incluindo os direitos dos povos indígenas e comunidades locais em ações relacionadas com o clima e a biodiversidade”.

“Quando nós, católicos, nos reunimos e vivemos a nossa fé, coisas incríveis acontecem. Basta ver como a ‘Laudato Si’ do Papa Francisco animou comunidades católicas em todos os lugares a cuidar da criação”, indica o movimento global.

OC

Semana «Laudato Si»: Organizações católicas reforçam desinvestimento em combustíveis fósseis

Partilhar:
Scroll to Top