Arquidiocese minhota preparou um programa alargado para assinalar esta iniciativa, que decorrerá entre 5 e 12 de maio

Foto: D. Jorge Ortiga na apresentação do programa da Semana de Oração pelas Vocações na Arquidiocese de Braga

Braga, 01 abr 2019 (Ecclesia) – A Arquidiocese de Braga desafia a assinalar a Semana de Oração pelas Vocações deste ano com um programa alargado de atividades, subordinado ao tema ‘A coragem de arriscar pela promessa de Deus’.

Em declarações enviadas hoje à Agência ECCLESIA, o arcebispo de Braga realça a necessidade de desenvolver “uma pastoral vocacional ativa e transversal, capaz de tecer comunidades acolhedoras e missionárias”.

D. Jorge Ortiga diz ainda esperar que esta iniciativa ajude a reforçar em “cada pessoa e comunidade” a noção de “que, mais do que ter uma missão, cada um e cada uma é uma missão”, neste esforço de buscar novas vocações para a Igreja Católica.

Entre as iniciativas que compõem o programa da Semana das Vocações na arquidiocese minhota, que terão como epicentro o Arciprestado de Vila do Conde e Póvoa do Varzim, destaque para uma peregrinação vocacional no dia 18 de maio, com o lema ‘Nos Trilhos da Vocação… Arrisca um sonho maior”.

Esta peregrinação, que encerrará as atividades relacionadas com a Semana das Vocações na Arquidiocese de Braga, vai partir de “diferentes pontos” do Arciprestado de Vila do Conde e Póvoa do Varzim tendo como destino o ‘Espaço Agros’, em Argivai, na Póvoa do Varzim.

Para esse mesmo dia 18 de maio, à noite, está agendado “um concerto com teor vocacional” com a fadista Cuca Roseta.

Durante a Semana das Vocações, entre 5 e 12 de maio, “há muitas outras iniciativas a destacar”, refere o Departamento de Pastoral para as Vocações da Arquidiocese de Braga.

No dia 6 de Abril, sábado, às 21h30, no Auditório Municipal, tem lugar um momento de cariz cultural, com a apresentação de uma peça de teatro por parte do Grupo de Teatro S. João Bosco, constituído por seminaristas da Arquidiocese, no contexto de uma dinâmica vocacional.

Nos fins-de-semana que balizam esta Semana de Oração, isto é, nos dias 4 e 5 de Maio, assim como nos dias 11 e 12 de Maio, o Departamento de Pastoral para as Vocações marca presença nas diferentes comunidades paroquiais do Arciprestado.

Mais concretamente nas celebrações, nos encontros de catequese da adolescência e dos grupos de jovens e no contacto com as famílias.

Nesses mesmos dias está também prevista a presença num local de peregrinação, Balazar.

Entre os dias 6 e 10 de Maio, esta presença dos responsáveis pela pastoral vocacional da Arquidiocese de Braga estende-se também às aulas de Educação Moral e Religiosa Católica, na Escola Frei João, em Vila do Conde, e na Escola Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim.

O Departamento de Pastoral para as Vocações da Arquidiocese de Braga está apostado, através destas iniciativas, em “interpelar todos aqueles que se encontram em fase de discernimento vocacional”.

Na sexta-feira, dia 10 de maio, D. Jorge Ortiga presidirá a partir das 21h30, na igreja do Sagrado Coração de Jesus, na Póvoa de Varzim, a uma vigília de oração pelas vocações.

A par de todo este programa, relacionado com a Semana de Oração pelas Vocações, a Arquidiocese de Braga vai ainda dinamizar uma página no Jornal ‘Diário do Minho’ entre os dias 5 e 12 de maio, dedicada à temática vocacional.

JCP

Partilhar:
Share