www.liturgia.pt
Porque nos encontramos na semana maior para os Cristãos e dada a necessidade de cada vez mais precisarmos de saber o porquê das coisas, o seu significado e sentido, apresento como sugestão o sítio do Secretariado Nacional da Liturgia (SNL), que é o órgão executivo da Comissão Episcopal de Liturgia.
Claramente temos ao nosso dispor um dos melhores, senão o melhor, sítio da internet sobre a temática da liturgia, escrita em português.
Na página inicial temos todo o conjunto de informações, que vão para além das habituais notícias, que nos permitem descobrir este grande espaço litúrgico virtual. A agenda, é uma ferramenta que nos possibilita aceder à liturgia diária com a indicação das leituras próprias para cada dia, bem como o próprio ofício da celebração da missa. Em “Santo do dia”, temos a lista completa dos santos para cada dia, e ainda um breve resumo da sua história e algumas orações. Uma opção recentemente introduzida é o texto completo da Instrução Geral sobre a Liturgia das Horas, onde, dividido por tempos litúrgicos podemos consultar, ler, rezar e meditar o ano todo. Outra novidade prende-se com a disponibilização integral de alguns livros litúrgicos em formato pdf, nomeadamente, os leccionários (leituras próprias usadas na missa), as intenções da Oração dos Fiéis para o Ano Sacerdotal, os rituais (das celebrações do Baptismo, Matrimónio, Penitência e bênçãos; de iniciação Cristã dos adultos; da Sagrada Comunhão e culto do mistério Eucarístico). Em “música”, temos a possibilidade de acedermos às diversas publicações que vão sendo editadas pelo secretariado na área musical. Duas opções que contribuem para a elevada qualidade deste sítio, são as “questões” e “consultório”, dado que procuram de uma maneira séria e com a ortodoxia exigida aos responsáveis por este secretariado, responder a questões, informar e explicar tudo o que diz respeito no âmbito da liturgia. Desde questões que se prendem com a celebração, com os diáconos, com os ministros extraordinários da comunhão, com as músicas e outros de carácter mais diverso. Passando ainda por informar sobre uma quantidade enorme de temas litúrgicos que de maneira ou de outra passam ao lado da maioria dos cristãos.
Fica aqui lançada a sugestão. Consultem e adicionem aos favoritos, pois este é certamente um espaço a consultar várias vezes.
Fernando Cassola Marques