Schoenstatt comemora centenário da ordenação do fundador

Em Aveiro, realiza-se uma peregrinação entre o Santuário e a Catedral

O Movimento Apostólico de Schoenstatt organiza este Sábado uma peregrinação a pé desde o Santuário situado na Gafanha da Nazaré até à Sé de Aveiro, onde haverá a Eucaristia, às 16 horas, presidida pelo bispo diocesano, D. António Francisco dos Santos.

“Vamos partir pelas 13 horas, em grupos organizados, com dinâmicas pelo caminho”, explica a Irmã Paula, das Irmãs de Maria de Schoenstatt.

“A razão desta celebração é o Jubileu da Ordenação Sacerdotal do nosso fundador, o Padre José Kentenich. Ele foi ordenado no dia 8 de Julho de 1910. Vamos ter Missa no Santuário, no dia 8, às 21h30 horas. No dia 10 de Julho, completam-se 100 anos sobre a sua Missa Nova”, acrescenta.

O jubileu ganhou um significado especial por ter sido preparado durante o Ano Sacerdotal. Nas diversas geografias onde o Movimento de Schoenstatt está presente, vai-se celebrar o marco histórico. De certa forma, a celebração jubilar “teve início em Roma, com o encerramento do Ano Sacerdotal”. “Schoenstatt foi um dos movimentos que organizou a tarde de festa”, observa a Irmã Paula.

Em Portugal, em dias diferentes, o jubileu celebra-se nas dioceses onde há Santuários de Schoenstatt (Braga, Porto, Aveiro e Lisboa). Em Aveiro, “nós temos a alegria de o celebrar com o nosso Bispo, ao qual expressaremos o nosso compromisso com a Igreja”, frisa a Irmã Paula.

Partilhar:
Scroll to Top