Setúbal, 27 mai 2011 (Ecclesia) – Os missionários de São Carlos, Scalabrinianos, celebram este domingo a Festa dos Povos, na paróquia da Amora, na diocese de Setúbal, assinala um comunicado da congregação enviado hoje à Agência ECCLESIA.

O evento “missionário” pretende evocar os 40 anos da presença dos Scalabrinianos na paróquia da diocese sadina, antecipando ainda a memória litúrgica do beato João Batista Scalabrini, que a Igreja celebra habitualmente a 1 de junho.

Segundo o comunicado vão participar “ativamente” no encontro as comunidades migrantes dos Países de Língua Portuguesa “mais representadas na vida paroquial e presentes com as suas associações e movimentos no município do Seixal”.

O superior-geral da congregação, o padre Sérgio Geremia, preside à celebração da eucaristia, que decorre de manhã, encerrando, juntamente com os superiores maiores da congregação, a assembleia-geral da rede internacional scalabriniana para as migrações.

Durante a tarde de domingo, a paróquia localizada 21 km a sul de Lisboa, acolhe a “celebração da catolicidade na diversidade”, com músicas e momentos interculturais, onde se pretende “partilhar sabores”, e “aproximar culturas, línguas e itinerários de vida cristã”.

A congregação dos missionários de São Carlos trabalha de forma particular com as comunidades migrantes, desenvolvendo o seu carisma na evangelização e promoção dos povos em mobilidade.

Os Scalabrinianos servem as comunidades portuguesas desde 1959, tendo assumido a primeira missão na comunidade de Vancouver, no Canadá.

Atualmente acompanham as comunidades portuguesas e de língua portuguesa em 11 nações.

LS

Partilhar:
Share