Saúde Mental: Casa de Saúde do Telhal dinamizou «acampão» com 25 pessoas

Acampamento de verão é uma iniciativa «pouco habitual» no setor da saúde mental

Sintra, 14 ago 2017 (Ecclesia) – A Casa de Saúde do Telhal, da Ordem Hospitaleira, dinamizou um ‘Acampão’, um acampamento de verão, com 25 pessoas que estão internadas na instituição numa oportunidade de dignificar “a vida das pessoas com doença mental”.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, Fernando d’Oliveira informa que a iniciativa “pouco habitual” em saúde mental, mas de forma criativa, reuniu durante cinco dias 25 pessoas num acampamento de verão, na quinta de São João em Elvas.

O assistente espiritual da Casa de Saúde do Telhal explica que os participantes puderam experimentar “novas e atrativas atividades” que foram um “agradável desafio” para todos e que romperam as “rotinas diárias da institucionalização”.

Neste contexto, foram por exemplo desafiados a montar tendas, a confecionar refeições e ao “contacto e ao respeito permanente pela natureza”.

“Passar alegres momentos de convivência grupal”, inclui-se também no objetivo principal do ‘ACAMPÃO’ promovido pelo Serviço de Pastoral da Saúde da unidade assistencial dos Irmãos de São João de Deus.

Entre 7 e 11 de agosto, o programa do acampamento de verão procurou que os 25 participantes tivessem “bons e variadíssimos momentos de contacto social e comunitário” para “combater o estigma que tantas vezes ostraciza” a saúde mental e que “relega com frequência” as pessoas para “as periferias da existência”.

A oferta do ‘acampão’ passou por atividades lúdicas, desportivas e culturais, como torneios de futebol e caminhadas pedestres; banhos de “piscina”, noites de cinema ao ar livre, visitas ao Centro de Ciência do Café, em Campo Maior, e a mosteiros.

CB

Partilhar:
Scroll to Top