D. José Ornelas presidiu à peregrinação nacional das crianças, uma “tradição que o enche de orgulho”
Fátima, 10 jun 2022 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas, presidiu esta sexta-feira à peregrinação nacional das crianças ao Santuário de Fátima e destacou a “coragem e a confiança” dos pastorinhos como exemplo para os mais novos.
“(Os pastorinhos) tiveram coragem e foram dizendo sempre aquilo que tinham visto e aquilo que tinham entendido. Os adultos levaram mais tempo a entender, mas, diante da força e da verdade deles, também os adultos acabaram por aceitar aquilo que eles diziam. E os pastorinhos perceberam que, tendo Jesus por perto, mesmos as coisas mais difíceis são possíveis”, disse o bispo de Leiria-Fátima na sua homilia.
D. José Ornelas referiu a “confiança em Jesus” que os pastorinhos tinham como exemplo para as crianças.
“Esta é a primeira palavra que os pastorinhos nos deixam neste dia: olhar com amor e confiança para Jesus, como Maria nos ensina, pois Ele acompanha sempre a nossa vida; dá- nos alegria, dá-nos coragem; dá-nos compreensão das coisas; e ensina-nos amar as outras pessoas como Ele nos ama”, afirmou
Na sua homilia D. José Ornelas salientou a importância da descoberta dos pastorinhos, “a imagem gravada no coração”.
“Voltemos todos a casa com esta imagem de Deus gravada no nosso coração, para termos a Sua alegria, a Sua coragem, a Sua confiança, para nós e para transmitir a todos os que encontramos”, referiu.
O bispo de Leiria-Fátima pediu ainda uma “especial atenção” para as crianças da Ucrânia que vivem “uma guerra cruel”, para que todos sejam “capazes de ajudar e dar coragem para vencer as dificuldades”.
No fim da celebração D. José Ornelas agradeceu a presença das crianças, “porque juntos fizeram a festa” e deixou ainda o agradecimento ao seu predecessor, D. António Marto, partilhando sentir “orgulho em poder continuar esta tradição” da peregrinação nacional das crianças”.
SN