Santo António de Lisboa

Santo António nasceu em Lisboa, provavelmente a 15 de Agosto de 1195, numa casa junto das portas da antiga cidade (Porta do Mar), que se pensa ter sido o local onde, mais tarde, se ergueu a Igreja em sua honra. Tendo então o nome de Fernando, fez na vizinha Sé os seus primeiros estudos, tomando mais tarde, em 1210 ou 1211, o hábito de Cónego Regrante de Santo Agostinho, em São Vicente de Fora, pela mão do Prior D. Estêvão. Ali permaneceu até 1213 ou 1214, data em que se deslocou para o austero Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, onde realizou os seus estudos superiores em Direito Canónico, Ciências, Filosofia e Teologia. Segundo a tradição, talvez um pouco lendária, o Santo tinha uma memória fora do comum, sabendo de cor não só as Escrituras Sagradas, como também a vida dos Santos Padres. As relíquias dos Santos Mártires de Marrocos que chegaram a Coimbra em 1220, fizeram-no trocar de Ordem Religiosa, envergando o burel de Frade Franciscano e recolher-se como Eremita nos Olivais. Foi nessa altura que mudou o seu nome para António e decidiu deslocar-se a Marrocos, onde uma grave doença o reteve todo o inverno na cama. Decidiram os superiores repatriá-lo como medida de convalescença. Quando de barco regressava a Portugal, desencadeou-se uma enorme tempestade que o arrastou para as costas da Sicília, sendo precisamente na Itália que iria revelar-se como teólogo e grande pregador. Em 19 de Março de 1222 em Forli, falou, perante religiosos Franciscanos e Dominicanos recém ordenados sacerdotes e, tão fluentemente o fez que o Provincial pensou dedicá-lo imediatamente ao apostolado. Fixou-se em Bolonha onde se dedicou ao ensino de Teologia, bem como à sua leitura. Exercendo as funções de pregador, mostra-se contra as heresias dos Cátaros, Patarinos e Valdenses. Seguiu depois para França com o objectivo de lutar contra os Albijenses e em 1225 prega em Toloso. Na mesma época foi-lhe confiada a guarda do Convento de Puy-en-Velay e seria custódio da Província de Limoges, um cargo eleito pelos Frades da região. Dois anos mais tarde instalou-se em Marselha, mas brevemente seria escolhido para Provincial da Romanha. Assistiu à canonização de São Francisco em 1228 e deslocou-se a Ferrara, Bolonha e Florença. Durante 1229 as suas pregações dividiram-se entre Vareza, Bréscia, Milão, Verona e Mântua. Esta actividade absorvia-o de tal maneira que a ela passou a dedicar-se exclusivamente. Em 1231, e após contactos com Gregório IX, regressou a Pádua, sendo a Quaresma do ano seguinte marcada por uma série de sermões da sua autoria. Instalou-se depois em casa do Conde de Tiso, seu amigo pessoal, onde morreu em 1231 no Oratório de Arcela. O facto de ter sido canonizado um ano após a sua morte, mostra-nos bem qual a importância que teve como Homem, para lhe ter sido atribuída tal honra. Este acto foi realizado pelo Papa Gregório IX, que lhe chamou “Arca do Testamento”. Considerado Doutor da Igreja e alvo de algumas biografias, todos os autores destas obras são unânimes em considerá-lo como um homem superior. Daí os diversos atributos que lhe foram conferidos: “Martelo dos hereges, defensor da fé, arca dos dois Testamentos, oficina de milagres, maravilha da Itália, honra das Espanhas, glória de Portugal, querubim eminentíssimo da religião seráfica, etc.”. Com a sua vida, quase mítica, quase lendária, mas que foi passando de geração em geração, e com os milagres que lhe foram atribuídos em bom número, transformou-se num taumaturgo de importância especial. A arte e Santo António A criação artística, sempre sensível ao que faz parte da vida do homem, não hesitou em tomar Santo António como fonte de inspiração. Daí que, já no século XIII, Torritti tenha representado o Santo português através de mosaicos que se encontram nas Igrejas de São João de Latrão e de Santa Maria Maior, ambas em Roma. Em 1359 João de Milão fez representar Santo António em Florença, na sacristia da Igreja de Santa Cruz. No final do mesmo século Agnolo Gadi pintou o Santo português através da técnica do fresco. O famoso Benozzo Gozzoli imortalizou Santo António na Igreja de Santa Maria de Aracoeli, em Roma. Representou-o já com um aspecto idoso carregando um livro e com o coração nas mãos. A mudança que se verificou na segunda metade do século, transformou Santo António num homem jovem acompanhado do lírio, o atributo deste Santo. A evolução artística da representação de Santo António atingiu, em finais de Quatrocentos, padrões iconográficos que iriam manifestar-se em Murillo e em Rubens. A Iconografia Antoniana foi também importante no nosso país. Nele se inspiraram o Mestre da Lourinhã, Frei Carlos, Garcia Fernandes e Vasco Fernandes. Lembremo-nos do Tríptico “Cristo deposto na Cruz”, cujo painel da direita o faz recordar (Museu Nacional de Arte Antiga – Lisboa). Os próprios Livros de Horas, devocionários de Oração pessoal, símbolo da fé e piedade, não esqueceram o Santo Português, nomeadamente o Livro de Horas de D. Manuel, no Fólio 276 e 293 V. Os atributos de Santo António, (que normalmente é apresentado com um Livro numa mão e o Menino Jesus na outra), são variadíssimos: a flor de lis, o Crucifixo colorido, os peixes a escutar os seus Sermões, o burro ajoelhado perante a Hóstia, as próprias chamas, por confusão com Santo Antão. Todos estes factos são curiosos, pois reflectem o papel que Santo António desempenhou na Cultura Europeia. O Culto de Santo António, embora ligado a Pádua, e expresso na Basílica que lhe foi erigida, não ficou preso a essa cidade italiana. Com efeito, desde cedo, em Portugal foram sendo construídos templos em sua honra. Culto de Santo António, em Portugal No século XIII Santo António já era patrono de cerca de quarenta Igrejas em Portugal. Não se sabe exactamente quando o culto foi divulgado no nosso país. Segundo a tradição, quando Gregório IX, no dia 30 de Maio de 1232, em Espoleto, procedia à canonização de Santo António, os sinos tocavam à mesma hora em Lisboa, sendo isso considerado como um sinal sobrenatural. O povo tomou para si este Santo, que se tornou, no século XVI, o Santo Nacional dos Portugueses, mas moldou-o às suas próprias necessidades. Aparece nos altares das Igrejas com diversos atributos: protector da cidade, das casas e das famílias, advogado das almas do purgatório, advogado dos bons casamentos, protector dos animais, fazedor de milagres, advogado dos objectos perdidos, ajudante dos que combatem, curador dos doentes, protector dos náufragos, aquele que livra os homens das tentações demoníacas. Não faltam lugares e quintas com o seu nome, de tal forma que em Lisboa, leitarias, farmácias e drogarias foram colocadas sob a protecção de Santo António, com vista aos bons negócios e ajuda dos seus proprietários. A devoção chegou mesmo aos artistas populares, lembremo-nos de algumas peças expostas no Museu Antoniano de Lisboa, ali mesmo ao lado da Igreja de Santo António, e que bem merece uma visita. A própria toponímia do país está recheada com o seu nome. Claro que Lisboa se orgulha especialmente deste Santo fazendo-lhe festas de arromba nos bairros mais populares, repletos de ruelas enigmáticas e sedutoras, que sobem e descem obedecendo aos caprichos da velha Olissipo… O Castelo e Alfama usam engalanar-se para receber o Santo António no mês de Junho. Preparam-se as marchas e vestem-se as ruas de fitas coloridas que parecem tocar o céu de Lisboa. Nos pequenos largos onde desaguam as vielas e escadinhas, nascem esplanadas para se comer sardinha assada entre o perfume dos manjericos e os sons dos bailaricos. Várias ruas exibem com orgulho os tronos de Santo António. Esta tradição remonta a 1755 quando o Terramoto destruiu a capital e se fez um peditório para ajudar a reconstruir a Igreja de Santo António que então ficara parcialmente destruída. A tradição já não tem o mesmo significado, mas para os lisboetas não importa… Santo António é festa em Alfama e no Castelo e todos os anos Lisboa mostra ser ainda a cidade jovem e ingénua que se encanta com as guitarradas e com o Tejo. Paula Ramos, in Família Cristã

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