Santarém: «Somos no mundo um sinal desta presença de Deus, que não desiste de nós» – D. José Traquina

Bispo deixou mensagem aos sacerdotes, na celebração da Missa Crismal

Foto: Diocese de Santarém

Santarém, 14 abr 2022 (Ecclesia) – O bispo de Santarém afirmou hoje a importância de valorizar a “identidade espiritual dos padres”, cuja missão é “promover o encontro do homem com Deus”.

“Somos no mundo um sinal desta presença de Deus, que não desiste de nós”, referiu D. José Traquina, na homilia da Missa Crismal a que presidiu na Catedral diocesana.

O responsável católico desafiou os sacerdotes a “viver uma vida com a maior coerência”, “a marca de Cristo”, que passa pela “dedicação generosa” e a “sobriedade”, particularmente em “tempos economicamente difíceis” para as famílias e para as próprias instituições católicas.

Numa celebração com transmissão online, D. José Traquina deixou um alerta para a solidão e o “vazio espiritual”, na vida sacerdotal, neste dia em que os padres renovam as suas promessas.

O bispo de Santarém apresentou a castidade como “fonte de alegria e de unidade interior”, admitindo que o ambiente cultural não ajuda a compreender a “consagração completa de uma pessoa”.

Após dois anos marcados pela pandemia e diante de “uma guerra com consequências globais”, o responsável católico desejou que esta Páscoa seja vivida “com toda a esperança, toda a fé, toda a dedicação”.

Na manhã de Quinta-feira Santa, os padres das várias dioceses do mundo reúnem-se em volta dos seus bispos, para a celebração da chamada Missa Crismal, em que são abençoados os óleos dos catecúmenos e dos enfermos e consagrado o óleo do crisma, utilizado na celebração de vários sacramentos.

OC

Partilhar:
Scroll to Top