Clero diocesano esteve reunido para reflexão do tema

Foto: Diocese de Santarém

Santarém, 21 abr 2021 (Ecclesia) – O clero de Santarém reuniu-se com o bispo diocesano, D. José Traquina, num encontro de reflexão sobre o sacramento da confirmação, “o sacramento a dar maior relevo” nas comunidades neste ano pastoral.

O padre Ricardo Conceição, diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil e Ensino Superior e Coordenador do Comité Organizador da Diocese da Jornada Mundial da Juventude 2023, introduziu o tema central do encontro deste dia, o sacramento da confirmação/crisma, que é, segundo a carta pastoral do bispo diocesano para este ano 2020-21, o sacramento a dar maior relevo nas comunidades, nos grupos, na discussão pastoral”, informa nota enviada à Agência ECCLESIA.

O encontro aconteceu, esta terça-feira, no Seminário e Casa Episcopal da diocese ribatejana e o sacerdote apresentou o sacramento da confirmação do “ponto de vista histórico e teológico” abrindo espaço a “oportuna discussão sobretudo sobre a aplicação pastoral do mesmo”.

Todos os anos até 2025, ano da celebração dos 50 anos da criação da diocese de Santarém, “haverá sempre um sacramento de referência”.

A tarde foi oportunidade para D. José Traquina propor “um itinerário de caminho catequético à luz do mais recente diretório da catequese” e dos recentes textos da Conferência Episcopal Portuguesa. 

O comunicado informa ainda que os sacerdotes e diáconos presentes aproveitaram a ocasião para debaterem sobre “o caminho necessário de maior acompanhamento pessoal e familiar, necessário na integração paroquial também e sobretudo na catequese e celebrações, tendo em conta a fragilidade dos contextos familiares atuais, dos desafios que a pandemia trouxe, e das consequências sociais e humanas de pobreza que tanto são sentidas no âmbito eclesial”.

SN

Partilhar:
Share