Santarém, 10 out 2023 (Ecclesia) – O Bispo de Santarém, D. José Traquina, apresentou o programa pastoral para o próximo ano que tem em conta a caminhada para o cinquentenário da criação da diocese a celebrar em 2025.
“O perdão transforma a vida” é o lema diocesano para o ano pastoral 2023-24, “perdoar” é a “palavra inspiradora”, e a “bondade” a atitude a desenvolver, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
Na assembleia diocesana, realizada na manhã de 07 de outubro, na cidade de Santarém, D. José Traquina apresentou a carta pastoral para este ano 2023-24 e foi ainda apresentada a comissão diocesana para a proteção de menores e adultos vulneráveis.
“O novo ano pastoral sugere uma disponibilidade para uma revisão de vida pessoal e comunitária de modo que o cinquentenário da diocese corresponda a uma disposição espiritual de cristãos e comunidades que se deixam transformar pelo amor misericordioso de Deus que Jesus nos revelou; Perdoar é possível como atitude interior de amor e sabedoria capaz de considerar a ‘fragilidade’ e a ‘ignorância’ de quem ofende”, escreve o bispo de Santarém, na Carta Pastoral ‘O perdão transforma a vida’.
No documento para o ano 2023-24, o bispo de Santarém incentiva os diocesanos a responderem a várias questões e a enviarem essas respostas para o endereço de correio eletrónico: diocstr@sapo.pt.
LFS