Santarém: Mais de 300 pessoas responderam ao inquérito sobre a família promovido pelo Vaticano

Respostas revelam «coerência» com o «compromisso eclesial», adianta a diocese

Santarém, 21 jan 2014 (Ecclesia) – A Diocese de Santarém recebeu mais de 300 respostas ao inquérito preparatório da 3ª Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, nas quais se verifica uma “coerência, tendo em conta o compromisso eclesial” de cada inquirido.

“Nos dados de conjunto verifica-se que há uma certa consonância e coerência nas respostas tendo em conta o nível de compromisso eclesial”, sublinha uma nota publicada no portal da diocese portuguesa.

A doutrina da Igreja sobre a família goza de particular aceitação no que se refere “à promoção da família como lugar de proteção dos mais frágeis: crianças e mais velhos, e ao seu lugar na construção da pessoa e da sociedade”, sendo pelo contrário “a rejeição mais assinalada a da doutrina sobre a indissolubilidade do matrimónio”.

Sobre o matrimónio segundo a lei natural, as respostas “são muito díspares, dando a entender um certo desconhecimento do assunto em causa”, assinala o documento.

No que se refere à pastoral da família no contexto da evangelização, destaca-se a preparação do matrimónio “como a experiência que surgiu nos últimos tempos em favor desta causa”.

A maioria das respostas ao inquérito analisadas pela Diocese de Santarém defende que “a atenção pastoral da Igreja para os casais em formação ou em crise ou é pouca ou nenhuma”.

Sobre as uniões entre pessoas do mesmo sexo a resposta principal é “respeitar, não atacar, propondo que se dê sempre especial acolhimento e integração às crianças envolvidas nessas situações”.

Em relação a situações críticas da família no mundo contemporâneo que podem tornar-se um obstáculo para o encontro da pessoa com Cristo, as mais assinaladas por ordem decrescente foram: “O individualismo”, “redução do cristianismo a um sentimentalismo…”, “sexualidade desordenada” e “divórcio ou separação”.

De um total de 329 respostas, “44 foram elaboradas em grupo, 152 dadas online no portal da diocese e 133 feitas online no portal do Patriarcado de Lisboa”, refere o comunicado.

O documento preparatório da III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos foi divulgado pela Santa Sé no último dia 5 de novembro e está disponível desde então para leitura e download no site da ECCLESIA, incluindo o questionário enviado às dioceses de todo o mundo.

O Sínodo dos Bispos dedicado ao tema da família vai ter duas assembleias, uma extraordinária em outubro deste ano e outra ordinária em outubro de 2015.

MD/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top