Santarém: Festival cristão Mesh.com atraiu jovens de dentro e fora da Igreja

Organizada pelo Movimento Encontro dos Jovens Shalom, a primeira edição do certame afirmou-se como espaço de evangelização e partilha

Lisboa, 13 set 2011 (Ecclesia) – Cerca de 180 jovens de todo o país acamparam entre sexta-feira e domingo na cidade do Entroncamento, diocese de Santarém, para participarem na primeira edição do festival cristão Mesh.com, promovido pelo Movimento Encontro de Jovens Shalom (MEJ Shalom).

Um evento enriquecido com debates, workshops, concertos e atividades desportivas, que vinha sendo preparado pelo MEJ Shalom há cerca de dois anos “para fugir à rotina do dia a dia, mexer com os jovens e levá-los a partilhar o ideal de seguir a Cristo”, salienta João Carita.

Em declarações concedidas hoje à Agência ECCLESIA, este membro da organização mostra-se “bastante satisfeito” com a forma com decorreu a iniciativa, sobretudo porque permitiu a partilha de experiências entre os mais novos, dentro e fora da Igreja.

Antes do festival, confidencia, a organização “lançou um desafio a todos os participantes, para que trouxessem pelo menos um amigo para tentar evangelizar”.

João Carita destaca o facto de alguns elementos terem decidido “arriscar e vir sozinhos conhecer um movimento novo e jovens novos”, esperando agora que “tenha ficado lá o bichinho por dentro e que eles consigam interessa-se um bocadinho mais”.

A atividade, apoiada pela Câmara Municipal do Entroncamento, o Instituto Português da Juventude e o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil atraiu também alguns jovens de outros países.

Outro ponto alto foi a forma como todo o grupo interagiu com a comunidade local, em especial com a paróquia de Nossa Senhora de Fátima.

“Podíamos ter ficado fechados numa cúpula, no parque de campismo do Entroncamento, mas a nossa ideia era que as pessoas se apercebessem da presença dos jovens, que não tinham vergonha nenhuma da sua identidade cristã e estavam dispostos a evangelizar quem aparecesse pela frente”, sublinha João Carita.

O “Mesh concerto”, no sábado à noite, foi uma das atividades mais concorridas do evento, abrilhantado pela entrega dos prémios Kerygma da música católica, relativos a 2010.

Duas das bandas premiadas, os Laetare (prémios álbum, artista e grupo 2010) e os Xadai (premio revelação) estiveram mesmo em palco a atuar, em conjunto com três grupos do Entroncamento, que contribuíram não só com música mas também ballet e danças de salão.

Com um nome a apontar para o mundo digital e as novas plataformas de comunicação, o festival Mesh.com foi acompanhado por muitos jovens através de um site oficial e do Facebook.

Segundo João Carita, “é aí que a Igreja também tem de estar”, já que “os jovens hoje em dia já não estão tão ativamente cara a cara mas sim mediados por um computador, nas redes sociais”.

Quanto às mensagens que já vão surgindo, a pedir uma nova edição em 2012, por agora “é tempo de fazer uma avaliação”, ressalva aquele responsável, adiantando ainda que um novo projeto “só irá ser decidido no início de outubro, na Figueira da Foz, durante um encontro dos representantes diocesanos do movimento”.

O MEJShalom é um movimento católico de âmbito nacional, iniciado há 45 anos e que trabalha na formação humana e cristã dos jovens, estando presente em várias dioceses do país (Viana do Castelo, Braga, Coimbra, Leiria/Fátima, Portalegre, Castelo Branco, Lisboa, Setúbal e Angra do Heroísmo).

JCP

Partilhar:
Scroll to Top