Santarém: Diocese tem novo arquivo documental

Santarém, 05 abr 2012 (Ecclesia) – O bispo de Santarém lançou hoje oficialmente o Arquivo Diocesano, dotando-o de personalidade jurídica canónica, “a fazer reconhecer na esfera civil”, segundo o decreto de criação, enviado à Agência ECCLESIA

D. Manuel Pelino destaca “a consciência do valor litúrgico, pastoral, histórico e artístico do património cultural da Igreja Católica, e que ainda hoje permanece ao seu cuidado”.

Este responsável aponta ainda para a implementação de uma “eficaz estratégia de salvaguarda, valorização, estudo e divulgação” do património documental da Diocese de Santarém.

A este respeito, recorda-se que a 20 de outubro de 2011 foi celebrado um Protocolo de Colaboração entre a Direção Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo, a Direção-Geral dos Arquivos e a Diocese de Santarém para implementação de um Centro de Documentação no âmbito da ‘Rota das Catedrais’.

O Arquivo Diocesano de Santarém, agora criado, constitui-se como “o serviço especialmente vocacionado para promover a salvaguarda do património documental da Diocese”, através da sua “identificação, caraterização, conservação, valorização, investigação e divulgação”.

A criação deste serviço foi anunciada após a Missa Crismal, na Sé de Santarém, perante os padres da diocese.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top