Santarém: D. Manuel Pelino pede aos seus padres que renunciem a «carreira eclesiástica» e a lugares de «poder»

Em tempo de nomeações bispo da diocese escalabitana escreve nota pastoral para «evitar expetativas e confusões»

Santarém, 30 jun 2012 (Ecclesia) – O bispo de Santarém, D. Manuel Pelino, pediu aos seus padres que renunciem a uma “visão de carreira eclesiástica” e de acesso a lugares de poder” e ajudem a dar continuidade à missão de “serviço humilde”.

“As nomeações para responsabilidades pastorais geram grandes expetativas e podem prestar-se a confusões”, escreve o bispo, sendo por isso “nunca demais repetir” que as nomeações “são a entrega de um serviço ao evangelho e que devemos fugir da visão de carreira eclesiástica ou de acesso a lugares de importância e de poder”.

Numa nota pastoral a que a Agência ECCLESIA hoje teve acesso, denominada «Partir para nova missão», o responsável pela diocese de Santarém afirmou que a função pastoral é uma missão de serviço “voluntário, dedicado, humilde”, realizado em nome da Igreja, e que lhe é pedido que “escreva uma nova página, com o seu carisma”, numa história maior, pois “a fé cristã não vai começar com ele, foi animada pelo Espírito Santo há muitos séculos”.

D. Manuel Pelino pede aos padres de Santarém que ajudem a preparar a vinda dos novos párocos, “numa passagem de testemunho, dispondo os paroquianos a acolher o novo pároco” e que antes “devem arrumar a casa”.

O bispo pede aos párocos que deixem o seu trabalho organizado: “arrume o cartório, actualize o arquivo e o registo dos sacramentos”, escreve, recordando ainda haver “orientações publicadas a este respeito que devem ser seguidas”.

Na senda dos 50 anos do II Concílio do Vaticano, o bispo de Santarém pede aos padres que se preparem “de coração ao largo” para partir para nova missão “olhando em frente” e recorda a necessidade de “dar mais atenção e espaço aos carismas dos fiéis, designadamente dos leigos”, promovendo a “corresponsabilidade pastoral”.

LS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top