Homilia na solenidade da Imaculada Conceição evoca a Virgem Maria como «referência da fé, da alegria e da disponibilidade»
Santarém, 08 dez 2020 (Ecclesia) – O bispo de Santarém disse hoje na Catedral diocesana que a atual pandemia deve ajudar a repensar a relação com os outros e a natureza.
“O tempo da pandemia tem inspirado muitos a considerar que a natureza se revoltou contra a indiferença humana e nos quer obrigar a repensar a vida. A sugestão é insistente; que se aproveite este tempo para se fazer avaliação dos critérios e das opções de vida. Trata-se de rever o nosso entendimento sobre o que é a qualidade de vida”, referiu D. José Traquina, numa homilia enviada à Agência ECCLESIA.
Citando o Papa Francisco, na sua encíclica ‘Laudato Si’, o responsável católico sublinhou que “tudo o que Deus criou é entregue ao homem e à mulher, para seu bem e felicidade mas com a responsabilidade de respeitar e cuidar”.
D. José Traquina falou das pessoas que se fecham na sua “autoconfiança e indiferença”, ao contrário da Virgem Maria, “referência da fé, da alegria e da disponibilidade”.
“Nossa Senhora é seguida na Igreja por tantas mulheres dedicadas que nos dão grande testemunho nos mais diversos âmbitos da missão: na catequese e evangelização, na preparação e celebração da Liturgia e na ação sócio caritativa”, acrescentou.
A Imaculada Conceição é titular da Sé de Santarém.
Durante a celebrou decorreu a admissão, entre candidatos às Ordens Sacras, dos seminaristas Dionísio Leite e Magney Silveira, a frequentar o 4º ano de Teologia no Seminário dos Olivais (Lisboa).
OC