Santarém: Bispo alerta para o «alastrar da descrença»

D. Manuel Pelino envia mensagem à diocese para lançar Ano da Fé

Santarém, 08 out 2012 (Ecclesia) – O bispo de Santarém convocou os católicos da Diocese a encararem o “alastrar da descrença” como o “maior desafio” que a Igreja tem de enfrentar no Ano da Fé que se vai iniciar esta quinta-feira.

“Dá a impressão que a luz da fé se apaga na consciência de muita gente. Ou não chega a acender-se vivamente mesmo com tantos anos de catequese”, refere D. Manuel Pelino, numa nota a respeito da iniciativa convocada por Bento XVI e que vai decorrer entre 11 de outubro deste ano e 24 de novembro de 2013, no final do próximo ano litúrgico.

O prelado sustenta que o contexto da celebração do Ano da Fé é “bastante significativo”, por comemorar “os 50 anos do Concílio Vaticano II, 20 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica” e coincidir com a realização do Sínodo dos Bispos dedicado ao tema da nova evangelização.

“Todos estes acontecimentos são um convite para redescobrir e renovar a nossa fé e transmiti-la com alegria”, escreve o bispo de Santarém.

D. Manuel Pelino convida os fiéis a “despertar e fundamentar” a sua fé e acrescenta que sem esta “os homens andam à deriva, sem orientação, sem referências, sem apoio para a esperança e para o amor”.

“O evangelho afirma que a fé é como um tesouro escondido e quem o descobre sacrifica tudo para o alcançar. Mas não vemos hoje, mesmo da parte dos crentes, este apreço pela fé”, lamenta.

Neste contexto, o prelado desafia os pais a estarem “mais empenhados em transmitir a fé aos filhos” numa cultura que “não favorece a atitude crente.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top