Santarém: Bispo alerta para «ausência de Deus na cultura atual»

D. Manuel Pelino lança novo ano pastoral com preocupações pelas consequências do «ateísmo prático»

Santarém, 06 out 2011 (Ecclesia) – O bispo de Santarém pediu esta quarta-feira que os católicos da diocese se mostrem atentos aos “desafios que o eclipse ou ausência de Deus da cultura atual coloca à missão da Igreja”.

D. Manuel Pelino falava na assembleia diocesana, que decorreu no Convento de São Francisco, em Santarém, durante a qual apresentou a carta pastoral para o ano 2011-2012, com o título «Onde moras?».

“A indiferença e o ateísmo prático apresentam com consequências preocupantes, como: ausência de referências para a responsabilidade, relativismo, hedonismo, falta de estímulo para o bem e para a verdade, vazio existencial”, alertou o prelado.

O responsável admite que não há “uma resposta fácil para a questão da existência de Deus”, assinalando, no entanto, que “encontrar o rosto de Deus, a sua morada, é também afirmar o rosto do homem, a grandeza e a dignidade da pessoa humana”.

“As nossa afirmações sobre Deus têm significado e alcançam credibilidade quando apoiadas em sinais e nas obras dos crentes”, indica o bispo de Santarém.

Para D. Manuel Pelino, os católicos devem “aprofundar” a experiência de Deus e “realizar uma nova evangelização para a transmissão da fé”.

“As palavras que possamos dizer sobre Deus alcançam credibilidade se estiverem apoiadas no testemunho dos crentes e das comunidades em favor da caridade e da justiça”, insiste.

O bispo revela que “a temática da Carta amadureceu no Conselho de Pastoral e no respetivo Secretariado Permanente e foi posta à consulta dos vários agentes da pastoral”.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top