Santarém: «Alegria da Páscoa» é mais forte do que a crise, diz bispo

Santarém, 08 abr 2012 (Ecclesia) – O bispo de Santarém, D. Manuel Pelino, considera que as dificuldades económicas e sociais são derrotadas pela alegria pascal, ainda que esta seja “custosa” e exija um “hábito que se cultiva com esforço e dedicação”.

“A alegria da Páscoa é uma alegria que vence os tempos de crise. Não se adquire de repente, não nasce do consumo de bens ou estímulos exteriores, mas conquista-se pela luta contra a melancolia, o azedume, o individualismo, a impaciência”, assinala na mensagem pascal publicada no site da diocese.

O triunfo neste combate só é possível “através do sacrifício”: “A vida tem momentos de inverno, de despojamento, de prova, de fechamento, sem horizontes abertos. Passamos por momentos duros, por sofrimentos e crises. A cruz está sempre presente na vida humana e, por vezes, com pesado relevo”.

D. Manuel Pelino salienta que “a adoração do dinheiro, do poder, da mentira, da vaidade enganam e, em vez de alegria, geram a dependência e a ambição, a inveja e o conflito, o vazio e a corrupção”.

“A alegria não vem do ter mas do ser, não é apenas uma disposição momentânea mas uma convicção que se torna um estado de alma. É a alegria da descoberta e da dedicação ao essencial que sacia verdadeiramente o coração humano”, acrescenta.

O prelado termina a mensagem pedindo aos fiéis que enfrentem as problemas “com fortaleza”, mostrando “um sorriso acolhedor” e assumindo “uma atitude positiva e construtiva perante a vida e os outros”.

RJM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top