Santa Sé: Cardeal D. António Marto representa o Papa no Congresso Eucarístico do Brasil

«Grande conhecedor do processo histórico de evangelização do Brasil, da sua cultura e sociedade» – Francisco

Cidade do Vaticano, 10 nov 2022 (Ecclesia) – O Papa Francisco destacou os conhecimentos do cardeal D. António Marto sobre “processo histórico de evangelização do Brasil”, que nomeou seu enviado especial ao XVIII Congresso Eucarístico Nacional (CEN) brasileiro, de 11 a 15 de novembro, no Recife.

“És um grande conhecedor do processo histórico de evangelização do Brasil, da sua cultura e sociedade, pensamos a ti, Venerável Irmão, para nos representar durante esse congresso a fim de manifestares a Nossa proximidade com tua presença e tuas palavras que embelezarão este momento”, lê-se na carta do Papa enviada ao cardeal português, publicada, esta quarta-feira, na Sala de Imprensa da Santa Sé.

O 18º Congresso Eucarístico Nacional do Brasil, com o tema ‘Pão em todas as mesas’ e o lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles” (At 2,46), começa esta sexta-feira, realiza-se de 11 a 15 de novembro, no Recife, na Arquidiocese de Olinda e Recife, após ter sido adiado dois anos devido à pandemia Covid-19.

O Papa Francisco, na carta escrita em latim, explica que D. Antônio Fernando Saburido, arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, solicitou a presença de um cardeal que o representasse e que “fosse um sinal do nosso amor com a comunidade reunida” no CEN.

“Assim sendo, escolhemos a ti como legado e, com essa carta, te nomeamos como nosso Enviado Extraordinário; concedemos-te o poder de em nosso nome saudar e abençoar este Congresso, as autoridades públicas e todos os fiéis”, escreveu o Papa na carta enviada a D. António Marto.

Ao cardeal português, bispo emérito da Diocese de Leiria-Fátima, Francisco pediu que os exorte para empreenderem “a caminhada a Cristo com a intercessão da Virgem Maria Mãe do Príncipe da Paz, que dá o espírito de caridade e o dom da unidade”.

“Nós que partimos e tomamos o pão com um só coração, possamos também com o dom da partilha socorrer às necessidades dos nossos irmãos. Por fim, te exortamos para que peças ao povo fiel que reze pela nossa missão como sucessor de Pedro”, acrescentou, na nomeação que foi tornada pública no boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé.

D. António Marto recebeu também “a missão” de transmitir a todos os presentes durante o Congresso Eucarístico do Brasil a bênção papal de Francisco, que o acompanha “com ardentes preces, pedindo ao Deus de misericórdia que os fiéis possam obter copiosos frutos espirituais”.

Também esta quarta-feira, na saudação aos peregrinos de língua portuguesa na audiência pública semanal, o Papa lembrou o início do XVIII Congresso Eucarístico do Brasil.

“Faço votos de que este encontro com Jesus Eucarístico reforce nos fiéis o desejo de prosseguir no caminho do diálogo fraterno com todos. Que Deus vos abençoe e vos proteja de todo mal!”, disse Francisco, na Praça de São Pedro.

O cardeal D. António Marto é acompanhado por uma missão pontifícia composta pelo padre Augusto César Figueirôa, reitor do Oratório de Santa Teresinha, vice-reitor da Cúria e mestre-de-cerimónias, e pelo frade carmelita José Leandro Alencar (O.C.), pároco de Nossa Senhora da Piedade.

O portal ‘Vatican News’, na página em português, informa que CEN é uma oportunidade para aprofundar a Teologia da Eucaristia e reúne “milhares de pessoas para professar e dar testemunho público da fé no mistério eucarístico”.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top