Ana José Oliveira destaca também imagem de Nossa Senhora da Piedade, de «uma capela muitíssimo antiga, com muita tradição»

Santa Maria da Feira, 04 abr 2026 (Ecclesia) – O Museu Convento dos Lóios, do Município de Santa Maria da Feira, tem patente a exposição temporária ‘Mater Dolorosa: A Cruz do Senhor me Guarde’, que invoca a crucificação de Cristo, que integra peças particulares e de outros museus.
“Fomos buscar um pouco da nossa coleção, associamos também ao Museu de Santa Maria de Lamas e a particulares, famílias que de algum modo têm sempre um oratório, um Cristo, nas suas casas”, explicou a diretora do Museu Convento dos Loios, em entrevista à Agência ECCLESIA.
Ana José Oliveira acrescenta que esta “é uma tradição antiquíssima”, e consideraram “muito importante” levar também “a comunidade para esta casa”, o Museu Convento dos Lóios, dando origem à “pequena exposição, mas significativa”, ‘Mater Dolorosa: A Cruz do Senhor me Guarde’.
“A ‘Mater Dolorosa’ está representada por uma Nossa Senhora da Piedade, é de uma capela, da Capela de Nossa Senhora da Piedade aqui da cidade. É também uma capela muitíssimo antiga, com muita tradição”, assinalou.
Ana José Oliveira, que é também a chefe de Divisão Museus, Património Cultural e Turismo, da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, explica que se diz que, “no século XVIII”, a Capela de Nossa Senhora da Piedade “tinha grande romaria, e as pessoas de perto, os pescadores vinham a pé cumprir as suas promessas”.
Neste sentido, “tão histórico e religioso”, a entrevistada adianta que pediram à paróquia a imagem de Nossa Senhora da Piedade, e destaca “o privilégio” de trabalharem com as paróquias da Vigararia de Santa Maria da Feira em várias exposições, que “estão sempre de portas abertas”.
‘Mater Dolorosa’ é o tema da Semana Santa 2026, em Santa Maria da Feira, que também dá o título à exposição temporária que invoca “a crucificação de Cristo”, que pode ser visitada até 12 de abril, no Museu Convento dos Lóios, espaço que, realça Ana José Oliveira, “costuma associar-se a todos, ou à maior parte dos eventos”, que se realizam na cidade, nesta altura do ano.
Segundo a diretora do Museu Convento dos Loios, este espaço museológico “é um repositório no bom sentido” que “conta toda a história do território” na sua exposição permanente, do Concelho de Santa Maria da Feira, “da Terra de Santa Maria”.
“Nós podemos contar essa história através dos artefactos que surgiram de escavações arqueológicas, do castelo, de outras estações arqueológicas do Castro de Romariz. Temos também uma sala dedicada à nossa festa religiosa, que é a Festa das Fogaceiras”, acrescentou.
A chefe de Divisão Museus, Património Cultural e Turismo do Município de Santa Maria da Feira explica que este espaço integra a Rede Portuguesa de Museus, e está sediado no Convento dos Loios, que pertenceu à “congregação portuguesa dos Frades Loios ou os Frades Azuis” (Congregação dos Cónegos Seculares de São João Evangelista – C.S.J.E).
Ana José Oliveira destaca que o Museu Convento dos Lóios, a igreja matriz, e o castelo são “um conjunto arquitetónico muito interessante”, e “perde muito” quem passar em Santa Maria da Feira e “não os visitar”, juntamente com a igreja da Misericórdia.
O Programa ‘70*7’ deste domingo vai dar destaque às vivências das celebrações da Semana Santa e pascais em Santa Maria da Feira, a partir das 07h28, na RTP2.
HM/CB/OC




