Santa Eufémia de Prazins e o «seu» cardeal

Jorge Guimarães

Foi com uma enorme e indescritível alegria que tomamos conhecimento da nomeação do senhor D. Manuel para um novo alto cargo na Cúria Romana. A notícia correu veloz, com recurso aos habituais meios da paróquia, sobretudo os sinos que anunciaram com toque de festa a que se seguiram os foguetes, presença obrigatória nestas ocasiões.

Para nós, seus conterrâneos, e de um modo especial para aqueles que com ele privaram desde os bancos da escola, passando pela catequese e depois pelo grupo coral e por todas as festas da nossa terra, onde o senhor D. Manuel sempre marcou presença de forma entusiasmante, foi como que, de um momento para o outro, víssemos a mão do Senhor a conceder mais uma visível bênção a esta terra que muito O ama.

Posteriormente chegou a notícia que seria nomeado cardeal por Sua Santidade Bento XVI no próximo Consistório de fevereiro. Tornou-se redobrada a alegria que animava já a comunidade de Santa Eufémia de Prazins e paróquias vizinhas, as quais acompanham e vivem habitualmente os momentos de alegria e de festa da nossa terra.

Para nós, seus conterrâneos, estes acontecimentos constituem marcos para a história da nossa comunidade paroquial e comprovam que as escolas do passado, começando pela família, passando depois pela catequese e pela própria comunidade com as suas instituições, contêm aquele potencial capaz de preparar cidadãos para ajudar a construir um mundo mais solidário e mais justo, condição indispensável para alcançar a Paz.

Muito desejamos agora que este exemplo de vida sacerdotal venha a constituir fermento para a cada vez mais premente necessidade de vocações consagradas para servir a “Vinha do Senhor”, a viver uma difícil fase sobretudo, pelo alheamento dos valores contidos no Evangelho de Jesus, Nosso Salvador e Luz do Mundo.

No próximo dia 18 de fevereiro estará a comunidade paroquial mais uma vez presente com o ilustre filho da Terra, agora em Roma, a assistir à cerimónia da entrega do barrete cardinalício pelas mãos do sucessor de Pedro.

Jorge Guimarães, Santa Eufémia de Prazins, comissão de acompanhamento

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top