«Somos amigos. Entre vós, sinto-me bem», é o lema dos Jogos Nacionais Salesianos 2024, que têm seis modalidades desportivas
Cascais, 26 abr 2024 (Ecclesia) – Os Salesianos de Dom Bosco em Portugal mobilizaram “cerca de 998 atletas”, do continente e Funchal, que estão a competir em seis modalidades desportivas nos Jogos Nacionais 2024, que começaram esta quinta-feira, e terminam domingo, 28 de abril, no Estoril.
“Um bem educativo e pessoal, capaz de revelar a cada um a humanidade a si próprio e de a aproximar da compreensão do valor profundo da sua vida e a do outro”, disse o responsável nacional dos Salesianos, o padre Tarcízio Morais, sobre o desporto na cerimónia de abertura.
O superior provincial de Portugal e Cabo Verde dos Salesianos de Dom Bosco explicou que qualquer atividade desportiva exige “lealdade na competição, respeito, sentido de solidariedade e altruísmo, mas também alegria, satisfação e celebração”.
Os Jogos Nacionais Salesianos 2024 começaram esta quinta-feira, dia 25, e terminam no domingo, 28 de abril, nos pátios, ginásios e campos dos Salesianos do Estoril.
A 28ª edição deste evento desportivo, inspirado na pedagogia de São João Bosco, tem como tema ‘Somos amigos. Entre vós, sinto-me bem’, palavras do fundador desta congregação religiosa que, segundo a organização, “carregam um apelo profundo à amizade, ao respeito mútuo e à construção de relacionamentos positivos”.
Aos “mais de 900 atletas”, oriundos das várias presenças Salesianas de Portugal Continental e Funchal, na ilha da Madeira, o padre Tarcízio Morais indicou que um atleta que vive “plenamente a sua experiência”, torna-se “atento ao projeto de Deus para a sua vida”.
“Aprende a escutar a Sua voz nos longos treinos, a reconhecê-Lo no rosto do seu companheiro e também do seu adversário na competição”, acrescentou.
Divididos por escalões, os atletas dos Jogos Nacionais Salesianos, com os mais de 98 treinadores, participam em seis modalidades desportivas diferentes, jogos com bola – futsal, basquetebol, voleibol e ténis de mesa -, na água – natação – e tabuleiro, com o xadrez.
Os Jogos Nacionais Salesianos 2024 são acolhidos nas instalações da congregação religiosa no Estoril, freguesia do Município de Cascais, o presidente da câmara municipal afirmou que “os salesianos fazem a diferença nas suas comunidades”; Carlos Carreiras, antigo aluno salesiano, incentivou os atletas a serem melhores e a “irem mais além”.
O diretor dos Salesianos do Estoril incentivou todos os participantes da 28ª edição dos Jogos Nacionais que não vejam apenas uma atividade desportiva, mas uma “iniciativa educativo-pastoral”.
O padre João Chaves, que pediu que aos presentes que “vivenciem os valores essenciais da pedagogia salesiana”, explicou que o tema ‘Somos amigos. Entre vós, sinto-me bem’ é “um reafirmar dos grandes valores da fraternidade universal e da amizade, entre as culturas e as gerações como tem dito o Papa Francisco de forma tão frequente”.
A cerimónia de abertura oficial dos XXVIII Jogos Nacionais Salesianos, no pátio central dos Salesianos do Estoril, que vai acolher a celebração da Eucaristia e o encerramento, contou com a participação das nove comitivas, e, para além destes três intervenientes a provincial das Salesianas, irmã Deolinda Teixeira, o bispo auxiliar de Lisboa, D. Joaquim Mendes, salesianos de várias presenças, patrocinadores e convidado, destacam os Salesianos de Dom Bosco em Portugal.
Os Jogos Nacionais Salesianos realizam-se em Portugal, anualmente, desde 1992, em diversas cidades onde existem presenças salesianas, a primeira edição teve lugar em Mogofores, Anadia, na Diocese de Aveiro, com quatro modalidades: Andebol, Basquetebol, Voleibol e Futebol.
CB