Evento internacional, que decorreu em Fátima, reuniu participantes de 44 países
Lisboa, 06 set 2024 (Ecclesia) – O IX Congresso Internacional de Maria Auxiliadora, evento de “significativa importância” para a Família Salesiana, reuniu “mais de 1300 participantes, de 44 países”, no Santuário de Fátima, e ruma até às Filipinas, para a décima edição, em 2028.
“As atividades foram cuidadosamente pensadas de forma a abordar temas essenciais à devoção mariana, destacando a intervenção de Maria, ao longo da vida de Dom Bosco, bem como a sua presença contínua como guia, para todos os membros da Família Salesiana”, assinalam os Salesianos em Portugal, num comunicado de encerramento enviado à Agência ECCLESIA.
O IX Congresso Internacional de Maria Auxiliadora, com o tema ‘Dar-te-ei a Mestra’, reuniu “mais de 1300 participantes, de 44 países”, em Portugal, entre 29 de agosto e 1 de setembro, no Santuário de Fátima.
“Destacando a universalidade da devoção mariana e o papel central de Maria na vida e missão da Família Salesiana”, acrescentam, indicando que Espanha, Itália e Portugal foram os países com “mais participantes”.
Segundo a organização, os congressistas – teólogos, sacerdotes, leigos, educadores, catequistas e jovens – vivenciaram uma “programação intensa”, com conferências, testemunhos, momentos de oração, visitas culturais e celebrações litúrgicas, ao longo de quatro dias, no santuário mariano da Cova da Iria.
O congresso internacional, promovido pela Associação de Maria Auxiliadora (ADMA), celebrou o bicentenário do ‘Sonho dos nove anos’ de Dom Bosco; em 1824, o fundador dos Salesianos, “teve um sonho que o marcaria para toda a sua vida” e que o animou a trabalhar para “corrigir o comportamento dos rapazes da rua”.
O comunicado dos Salesianos destaca a presença, “ao longo de todo o encontro”, do vigário do reitor-mor, o padre Stefano Martoglio, e da madre-geral das Salesianas, a irmã Chiara Cazzuola.
No encerramento do congresso em Fátima, o animador espiritual mundial da ADMA, o padre Gabriel Cruz, anunciou que o X Congresso Internacional de Maria Auxiliadora é Filipinas, em 2028.
“O congresso nas Filipinas promete ser mais um marco na renovação da missão mariana no mundo, fortalecendo os laços de fé entre todos os membros da Família Salesiana”, concluem.
CB
Salesianos: Congresso internacional vai «pensar o futuro da devoção a Maria Auxiliadora»