Francisco é o primeiro Papa da Companhia de Jesus na história da Igreja
Roma, 24 out 2016 (Ecclesia) – O Papa visitou hoje os delegados da 36ª Congregação Geral dos Jesuítas, que decorre em Roma, cumprimentando o novo responsável mundial da Companhia de Jesus, padre Arturo Sosa.
Francisco convidou os responsáveis da ordem na qual se formou como religioso e sacerdote a "caminhar juntos, livres e obedientes, caminhar ao encontro das periferias onde outros não chegam".
Este foi o segundo encontro entre Francisco e o prepósito-geral dos Jesuítas, natural da Venezuela, eleito no último dia 14.
O Papa deixou votos de que a Companhia de Jesus "possa ter cada vez mais o rosto, o sotaque e o modo de viver de todos os povos, de cada cultura".
Assim, precisou, é possível "fazer Igreja com cada um, inculturando o Evangelho e evangelizando cada cultura".
Francisco, que falou em espanhol, realçou que a busca da alegria não pode ser confundida com ‘um "efeito especial", mas um "dever específico da Companhia".
"Consolar o povo fiel e ajudar com o discernimento, a fim de que os inimigos da natureza humana não nos roubem a alegria: a alegria de evangelizar, a alegria da família, da Igreja, a alegria da Criação”, precisou.
O Papa exortou, sobretudo no Jubileu do Misericórdia que se está a concluir, a que os Jesuítas se diexem "comover pelo Senhor crucificado presente em ‘tantos irmãos que sofrem’".
“A misericórdia não é uma palavra abstrata, mas um estilo de vida que antepõe à palavra os gestos concretos que tocam a carne do próximo e se institucionalizam em obras de misericórdia”, assinalou.
Francisco defendeu, por isso, que “a alegria do anúncio explícito do Evangelho – mediante a pregação da fé e a prática da justiça e da misericórdia é o que leva a Companhia a sair para as periferias”.
O padre Arturo Sosa, que recebeu o Papa à sua chegada, é o 31.º superior geral da Companhia de Jesus e o primeiro sucessor de Santo Inácio de Loiola nascido fora da Europa.
A 36ª Congregação Geral dos Jesuítas começou a 3 de outubro, em Roma; esta reunião congrega 215 jesuítas de 62 países, incluindo Portugal – representado pelo atual superior provincial, o padre José Frazão Correia, e o padre Miguel Almeida, que acompanha os jesuítas mais novos na segunda etapa da sua formação.
OC