Francisco fez visita privada a «Comunidade Cenáculo», em Roma

Roma, 08 dez 2021 (Ecclesia) – O Papa visitou hoje em Roma uma comunidade para o acompanhamento de jovens em situação de vulnerabilidade, onde encerrou o Ano de São José, convocado a 8 de dezembro de 2020.

O Vaticano informa que o encontro privado levou Francisco ao encontro de 25 membros da fraternidade Bom Samaritano, bem como representantes de fraternidades espalhadas por toda a Itália, famílias nascidas na comunidade e pessoas que ali são regularmente assistidas.

O programa incluiu a apresentação de uma peça sobre a vida de São José, realizada pelos jovens convidados das duas fraternidades de Medjugorje, na Bósnia-Herzegovina.

O Papa ouviu algumas das histórias vividas pelos membros da comunidade, tomando a palavra para lhes agradecer e encorajar.

“Não tenham medo da realidade, da verdade, das nossas misérias. Não tenham medo porque Jesus gosta da realidade tal como ela é, não inventada; o Senhor não gosta de pessoas que inventam as suas almas, que inventam os seus corações”, disse.

Francisco desafiou os presentes a ajudar outros jovens que se encontrem em situações difíceis, ajudando-os a perceber que “há um caminho melhor”.

O Papa abençoou a capela construída pelos membros da comunidade, com materiais reciclados, encerrando a visita com a oração dedicada a São José contida na Carta Apostólica “Patris Corde”.

A Comunidade Cenáculo nasceu na Itália em 1983, por obra da Madre Elvira (Ir. Elvira Petrozzi), com a finalidade de acolher jovens em situação de vulnerabilidade.

Hoje, as “fraternidades” – como são chamadas – são 71 e estão presentes em 20 países, entre os quais Portugal.

OC

Partilhar:
Share