Roma: Formação e afetividade dos padres em debate

Roma, 12 mar 2012 (Ecclesia) – A Universidade Pontifícia Salesiana promove hoje um seminário intitulado ‘Padres no divã: facilidades e dificuldades do trabalho pastoral’, abordando questões relativas à formação e afetividade dos sacerdotes católicos.

“Para atender aos novos desafios, os padres devem tomar conta de si mesmos antes de pensar nos outros, porque ninguém é omnipotente, e os padres também devem renunciar a alguma coisa e enfrentar os seus próprios problemas. Também do ponto de vista afetivo, devem cultivar amizades verdadeiras, pois a afetividade não pode ser simplesmente removida”, refere à Rádio Vaticano o padre Giuseppe Crea, psicoterapeuta.

O especialista afirma que “é preciso renovar o trabalho dos padres, porque está em jogo a responsabilidade do contacto com as pessoas”.

O padre Crea acrescenta que não pode ser subestimada a questão dos abusos sexuais: “É importante cultivar a capacidade de preveni-los, fazer uma seleção adequada para evitar depois ter de ‘reparar’ os danos”.

O seminário da Universidade Salesiana visa “evidenciar os problemas ligados à formação dos sacerdotes, às dificuldades na escuta dos outros, ao relacionamento com as mulheres e à incapacidade muitas vezes demonstrada pelos religiosos de colaborar com os seus ‘colegas’”.

RV/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top