Dois bispos da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé e 20 responsáveis diocesanos participam na iniciativa do Vaticano

Lisboa, 16 jul 2018 (Ecclesia) – O Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização vai realizar um Congresso Internacional da Catequese, de 20 a 23 de setembro, em Roma, onde estará presente uma delegação de Portugal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.

‘O Catequista, Testemunha do Mistério’ é o tema do segundo Congresso Internacional da Catequese, cujo programa prevê uma intervenção do Papa Francisco aos participantes, às 11h45, do 22 de setembro.

O evento começa com a introdução do responsável pelo conselho pontifício, D. Rino Fisichella, às 16h15 locais (menos uma hora em Lisboa), do dia 20 de setembro.

Entre diversas intervenções, destaca-se também o aprofundamento temático em grupos linguísticos (francês, inglês, italiano, polaco, português, espanhol e alemão), na tarde do dia 21 de setembro.

Os participantes são convidados a aprofundar temas como: Mistagogia – introdução experiencial e sapiencial no mistério de Cristo; linguagem narrativa e simbólica; a reviver a história da salvação: ano litúrgico e catequese; o Domingo, fundação e o núcleo de todo o ano litúrgico.

O bispo emérito de Santarém, D. Manuel Pelino, e o bispo auxiliar de Lisboa, D. Nuno Brás, da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, integram a delegação portuguesa que vai participar no segundo congresso internacional de catequese.

O sítio online Educris, da referida comissão, informa que todas as dioceses de Portugal vão estar representadas em Roma, por um elemento de cada um dos 20 secretariados diocesanos de catequese, e participa também a equipa de trabalho responsável pelo novo plano de formação de catequistas.

O Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, da Santa Sé, informa que as inscrições são realizadas no seu sítio online e terminam a 31 de agosto.

CB/PR

Partilhar:
Share