Rezar pela vida

Thereza Ameal

“(…) é urgente uma grande oração pela vida, que atravesse o mundo inteiro (…) do coração de cada crente eleve-se uma súplica veemente a Deus, Criador e amante da vida” (João Paulo II, Evangelium Vitae)

Confiando no poder de Deus que intervém na História e deseja a nossa colaboração para construir um mundo melhor, desde 1997 a corrente de Oração Pela Vida tenta responder a este apelo do Papa João Paulo II, dando graças ao Senhor pela Vida, pedindo forças para todos os que a defendem, e rezando pelas famílias e mulheres grávidas em dificuldade para que tenham um coração grande e generoso e encontrem sempre a mão amiga necessária que as ajude a dizer Sim à Vida.

Desejamos que este projecto seja verdadeiramente factor de união, pois a oração não é política, não é polémica, não pode trazer divisões, e com a flexibilidade de forma que propomos, pode sem dúvida fazer parte da vida de todas as paróquias, movimentos e grupos dentro da Igreja.

Apesar de propormos um guião próprio e materiais de apoio que estão à disposição de todos no nosso site www.oracaopelavida.org, tentamos sobretudo incentivar todas as pessoas a rezarem pela Vida, onde, quando e como o Espírito Santo as inspirar.

Acreditamos na dignidade imensa de cada ser humano, sabemos que somos filhos de Deus, desejados e amados por Ele desde toda a eternidade. Cada bebé por nascer é um sonho de Deus que temos de ajudar a realizar!

Apesar de toda a acção ser necessária e valiosa, não temos dúvida de que a oração é a arma mais poderosa que temos no serviço à Vida, por isso promovemos encontros de oração mensal por esta intenção – mas porque não há nada mais forte do que a oração da Igreja, a oração em comunidade que une e multiplica a Fé de cada um, pedimos também que se celebre em cada paróquia uma Missa por mês por esta intenção, e que seja posta na Oração Universal uma petição pela defesa da vida humana desde o momento da concepção até à morte natural, e pela Família, fonte de Vida.

Acreditamos que não existe catequese mais profunda, nem melhor forma de formar as consciências, e a experiência destes anos provou-nos não só o extraordinário poder da oração, mas também o seu poder pedagógico: quem reza pela Vida é levado a pensar nela, é educado para amá-la e respeitá-la, é incentivado a agir em sua defesa.

Mas, quem sabe se por haver menos oração em Portugal, temos vindo a assistir ao crescimento da cultura de morte no nosso País: lembremo-nos da pílula abortiva do dia seguinte, distribuída sem receita médica aos jovens; do tipo de educação sexual que a lei impõe às nossas crianças, sem qualquer respeito por valores essenciais como o amor ou a castidade; da permissiva lei da procriação artificial; ou da terrível lei que tornou o aborto totalmente livre até às 10 semanas.

Por tudo isso, está na hora de renovar o nosso ardor na Oração. Na noite de 27 de Novembro, o Papa Bento XVI presidirá a uma Vigília pela Vida Nascente na Basílica de S. Pedro, iniciativa a que já se uniram muitos Bispos e Sacerdotes de Portugal. Será o início do Advento. Porque não se junta a nós? Contacte-nos!

Thereza Ameal

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top