Retiro nacional do Apostolado do mar

Realizou-se nos passados dias 29 a 31 de Janeiro, no Seminário do Verbo Divino (Fátima), o retiro nacional do ‘Apostolado do mar. Mais de quatrocentas pessoas meditaram no tema: ‘Vós sois um povo sacerdotal’. Foi pregador do retiro, o director nacional do ‘Apostolado do mar’, Padre António Sílvio Couto, pároco de Santiago, Sesimbra.

Este retiro teve como linhas principais de meditação a natureza de ‘povo baptizado’ (Lc 3,15-18.21-22), a vivência de ‘povo ungido (Rm 8,18-30) e a missão de ‘povo consagrado’ (Mt 19,1-12), aferindo-se, neste último aspecto, a consonância entre os sacramentos da Ordem e do Matrimónio.

Houve alguns momentos de celebração mais de índole tradicional como a oração do rosário e a adoração do Santíssimo Sacramento.

O rosário deu início (na sexta-feira, à noite) ao retiro, tendo o anterior director nacional, Padre Carlos Augusto Noronha (pároco de Buarcos, Figueira da Foz), dinamizado o canto. Por seu turno, a adoração do Santíssimo serviu de resumo ao dia (de sábado), onde cada paróquia rezou à luz do tema aglutinador deste ano pastoral: mar/sal.

A eucaristia de domingo foi presidida por D. António Vitalino, Presidente da Comissão Episcopal da Mobilidade Humana, onde está inserido o ‘Apostolado do mar’ juntamente como os migrantes e a pastoral dos ciganos.

O Bispo de Beja salientou na sua partilha em homilia, a dinâmica da caridade, que é muito mais do que o amor paixão e o amor amizade, pois faz com que nos centremos em Jesus – a caridade por excelência – para vivermos na força da sua entrega por nós e uns pelos outros.

No final da missa, cada grupo paroquial e o Stella maris presentes, foram incumbidos de fazerem cada um dos seus membros um sinal do sal na vida pelo testemunho da fé. Com efeito, foi distribuída uma breve mensagem, segundo o sinal do sal, tendo em conta o texto do ‘hino da caridade’ de São Paulo.

Os vários grupos paroquiais do ‘Apostolado do mar’ tiveram especial intervenção nalguns dos momentos litúrgicos, tais como o terço, as laudes, a adoração e a eucaristia. Houve uma significativa participação na partilha da caminhada local em Igreja, na ‘Assembleia do mar’ – na qual foram postas em comum as dimensões vividas ao longo do ano passado – e na ‘Festa do mar’ – onde são apresentadas facetas mais de ordem de convívio e de animação entre todos.

Tendo-se completado, no início deste ano civil, uma década sobre a publicação da ‘Estrela do mar’ – revista de formação e informação – foi feita, no decorrer do retiro, uma pequena exposição dos trinta números que saíram e ainda foi apresentada a proposta duma reflexão sobre o futuro – editorial, periodicidade e conteúdos – desta publicação.

De referir que, neste momento, o ‘Apostolado do mar’ está organizado em Vila Praia de Âncora e Viana do Castelo, Caxinas (Vila do Conde), Aveiro (‘Stella maris’ da Gafanha da Nazaré), Buarcos, Nazaré, Peniche, Sesimbra, Setúbal (Anunciada e São Sebastião) e Fuzeta, tendo um director nacional, nomeado pela Conferência Episcopal.

A. Sílvio Couto

Partilhar:
Scroll to Top