Pede o Bispo de Angra, numa Nota Pastoral para a Semana da Diocese e da Semana dos Seminários
Para que o “bom porto” seja visível, D. António Sousa pede aos diocesanos de Angra – numa Nota Pastoral para a Semana da Diocese e da Semana dos Seminários – para “remar em conjunto”, “colaborando uns com os outros”.
Ao fazer referência aos tempos actuais, o bispo de Angra sublinha que a “solidariedade e a partilha de bens têm de ser efectivas”. D. António Sousa Braga recorda também que no primeiro dia da Semana dos Seminário (7 de Novembro) o ofertório do Dia da Igreja Diocesana destinou-se aos Serviços Centrais da Diocese. No ano transacto, os cristãos açorianos contribuíram – nesse ofertório – com 15.204,28 Euros.
De 7 a 14 deste mês, a Igreja vive de forma mais visível a questão vocacional. Celebra-se a Semana dos Seminários. “Em cada Paróquia e nas Ouvidorias, nas Famílias e nos Movimentos, tem de haver a coragem da proposta vocacional e o cuidado do apoio aos vocacionados” – pede o prelado.
Como a Igreja portuguesa está em caminhada sinodal, D. António Sousa Braga lembra que “para podermos acompanhar o calendário nacional de todo este processo de discernimento pastoral, as respostas ao Questionário, por parte dos Conselhos Pastorais de Ilha, dos Movimentos Eclesiais e do Serviços de Apoio à Pastoral devem chegar à Cúria Diocesana até ao Natal de 2010”.