Refugiados: pessoas reais com necessidades reais

Conselho Português para os Refugiados associa-se ao Dia Mundial que lembra as necessidades básicas de 42 milhões de deslocados "Pessoas reais, necessidades reais" é o tema do Dia Mundial dos Refugiados 2009, assinalado neste dia 20 de Junho.

Para os 42 milhões de deslocados, a escassez ou a inexistência de bens essenciais – água potável, comida, abrigo, cuidados de saúde e protecção contra a violência – implica uma luta diária pela sobrevivência, refere o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

Numa altura em que a crise económica está a reduzir drasticamente as dotações para a ajuda humanitária, os colaboradores da agência "estão a empenhar-se mais do que nunca" para responder às carências básicas dos deslocados, explica António Guterres, presidente do Alto Comissariado, em mensagem transmitida por vídeo.

O Conselho Português para os Refugiados (CPR) associa-se a este Dia com a organização de três iniciativas. A primeira decorre hoje em Barrancos, com um passeio à vila e a realização da conferência "Refugiados de ontem, refugiados de hoje". O local foi escolhido no seguimento da homenagem do município espanhol de Oliva de la Frontera à população barranquenha, que acolheu os deslocados da Guerra Civil.

Hoje há uma sardinhada entre as 18h00 e as 20h00, no Pátio do Centro de Acolhimento para Refugiados, Bobadela. Mais atrde, a partir das 21h00, o auditório do Centro de Acolhimento para Refugiados recebe um sarau cultural, que contará com a presença de Fernando Tordo, Nancy Vieira, João Afonso, Couple Coffee e do grupo de teatro RefugiActo.

O Conselho Português para os Refugiados é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento que tem como objectivo "promover uma política de asilo mais huma­na e liberal, a nível nacional e interna­cional".

Ligações:

Conselho Português para os Refugiados: http://www.cpr.pt/

Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Brasil): http://www.acnur.org/t3/portugues/

Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (em inglês): http://www.unhcr.org/pages/49c3646c46d.html

Refugiados no mundo – Galeria fotográfica: http://www.unhcr.org/pages/4a115a3a6.html

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top