Sessão de Estudo promovida pelo Secretariado Nacional da Pastoral Social analisou acolhimento em Portugal
Lisboa, 11 nov 2015 (Ecclesia) – O vogal da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana disse é necessário não perder o sentido da generosidade cristã e acolher os refugiados ultrapassando o medo.
“Estamos com a Plataforma [de Apoio ao Refugiado] através das estruturas da Igreja para o acolhimento e integração, não só com os refugiados como outras situações humanas que precisamos de corresponder e voltar aos grandes valores que é a pessoa humana”, disse D. José Traquina.
O bispo auxiliar de Lisboa referiu à Agência ECCLESIA que constatou “situações de medo”, sublinhando que é preciso “não perder o sentido da generosidade cristã”.
As declarações de D. José Traquina foram feitas durante a sessão de estudo ‘Fragilidade e Cuidado: Uma Igreja atenta aos pobres’, promovida pelo Secretariado Nacional da Pastoral Social na última semana, onde o tema do acolhimento aos refugiados esteve também em análise.
“Quero sublinhar e elogiar a plataforma, vemos com muito agrado a forma séria, responsável, estruturada. A solidez das respostas dão-nos bastante à vontade e estamos muito confiantes”, acrescentou o vogal da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.
CB/PR