Refugiados: Escuteiros mobilizados a apoiar acolhimento de famílias

Lisboa, 08 out 2015 (Ecclesia) – O Corpo Nacional de Escutas (CNE) preparou o documento ‘PAR Famílias’ onde incentiva os diversos agrupamentos a ajudar fase à crise dos refugiados, no contexto do apoio à Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR) da sociedade civil portuguesa.

O CNE assinala que perante a necessidade de “urgência de ação humanitária” que pode uma resposta “imediata de acolhimento” não podiam “ficar indiferentes” à maior crise de refugiados desde a II Guerra Mundial.

Neste contexto, ao movimento católico que integra a PAR deste a sua formação foi solicitada a participação em dois âmbitos, a nível nacional, de “sensibilização e esclarecimento” que desfaça “mitos e medos”, e local participando ativamente no ‘PAR Famílias’.

No contexto local, o CNE foi desafiado a ser “catalisador” de candidaturas a acolhimento de uma família refugiada junto de entidades locais, como paróquias, juntas de freguesias, IPSS, entre outras.

O documento, que pode ser consultado no sítio online do movimento, apela à “participação e mobilização” de todos os agrupamentos contra esta tragédia humanitária e foi assinado pelo assistente nacional do Corpo Nacional de Escutas, o padre Luís Marinho, e pelo secretário nacional pedagógico, Pedro Duarte Silva.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top