Redentoristas apostam na Missão Popular Renovada

A Missão de hoje requer novos processos e uma nova metodologia.

Ao iniciar o novo Ano Pastoral, os Missionários Redentoristas tem um projecto missionário de renovação da paróquia através da Missão Popular Renovada. Em declarações à Agência ECCLESIA o Pe. António Marinho, do Secretariado de Evangelização dos Missionários Redentoristas, realça que numa “Igreja que exige uma evangelização nova, exige, em simultâneo, uma nova missão”.

A Missão de hoje requer novos processos, nova metodologia, corações renovados e esperança renovada, envolvendo a comunidade local, aberta aos não crentes, e trabalhando no presente para construir a Igreja do futuro.

Nos moldes tradicionais, “o padre subia ao púlpito e falava” e o povo limitava-se a ouvir. Hoje, a missão tem “novos contornos” e o povo deverá ser “protagonista da missão” – explicou aquele missionário. E acrescenta: “as forças vivas da paróquia deverão estar envolvidas”. A Missão Renovada parte da cidade, da casa, do grupo e vai ao encontro da pessoa e da comunidade local.

A Missão Renovada requer um tempo de preparação, a chamada «Pré-Missão», e é exercida durante 18 dias na Paróquia. Na 1ª semana far-se-á assembleias familiares nas casas, “a partir da família e dos bairros que reúnem na casa de uma pessoa” – afirmou o Pe. António Marinho. O animador local fará a animação do grupo. “São pessoas ligadas às forças da comunidade” – refere.                                        

Na semana seguinte haverá pregações no centro da Missão. “O povo dirige-se ao centro para escutar a Palavra de Deus”. E adianta: “é uma forma se combater a secularização e uma forma de atrair outros que não vão ao templo, mas por contágio da família passam a ir”. A pós-Missão é uma aposta na continuidade.

Com este novo modelo há um empenho em construir a Igreja a partir de comunidade de comunidades, de assembleia familiar cristã em grande Assembleia, centrada na Palavra e convocada no Espírito de Jesus Ressuscitado. E conclui: “o que importa é colocar a comunidade em espírito de missão”.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top