Rancho de Cantadores da Aldeia Nova de São Bento anima Jornada da Pastoral da Cultura

Sons alentejanos assinalam entrega de prémio cultura à Diocese de Beja

A Jornada da Pastoral da Cultura, que se realiza em Fátima esta 6.ª feira, 25 de Junho, vai contar com a participação do Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento, concelho de Serpa, distrito de Beja.

A actuação vai ocorrer durante o Acto de Entrega do Prémio de Cultura Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes, que na edição de 2010 distingue a diocese de Beja pelo trabalho realizado no âmbito da recuperação e valorização do seu património histórico e artístico.

O agrupamento, fundado em Abril de 1986, manteve a designação da localidade onde nasceu depois de ela ter sido elevada a vila, dois anos mais tarde.

O Rancho é constituído por 30 elementos, cuja maioria fez questão de estar presente na Jornada apesar de ser um dia de trabalho. A Câmara Municipal de Serpa também colabora na actuação através da cedência do autocarro.

Entre a discografia inclui-se a edição em DVD e CD do espectáculo “Terra de Abrigo”, realizado a 24 de Janeiro de 2004 no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. O projecto, coordenado pelo grupo Ronda dos Quatro Caminhos, contou com a participação de coros alentejanos, tendo voltado a reunir-se este ano por ocasião das comemorações do 25 de Abril organizadas pela Presidência da República.

O grupo distingue-se ainda por organizar anualmente o Encontro de Grupos Corais e o Festival Nacional de Folclore, em Maio.

O traje do Rancho é o domingueiro ou de casamento, usado nas primeiras décadas do século XX em Aldeia Nova de São Bento: calça, colete, jaqueta, cinta preta, camisa branca arrendada, lenço de seda com nó direito, bota caneleira e chapéu de copa alta e afunilada, indumentária que é acrescentada de um relógio com corrente de ouro ou de prata, pendente do bolso do colete.

A entrega do Prémio ao bispo de Beja está agendada para as 16h30, concluindo a 6.ª Jornada da Pastoral da Cultura, que este ano é dedicada ao tema “Elogio da Igualdade”.

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR